O jovem atleta português João Nuno Batista conquistou, este sábado, o título de bicampeão europeu de triatlo em juniores, na prova disputada em Balikesir, na Turquia. Com um tempo de 18 minutos e 15 segundos, Batista superou os seus principais adversários e consolidou a sua posição como uma das maiores promessas do triatlo mundial.
A prova, disputada na distância super-sprint, exigiu dos atletas o máximo de esforço físico e mental. João Nuno Batista demonstrou grande superioridade, terminando a natação, o ciclismo e a corrida em primeiro lugar.
João Nuno Batista cumpriu os 260m de natação, 6,9km de bicicleta e 1,8km de corrida em 18m15s, deixando o francês Nils Serre Gehri a 9 segundos, e o húngaro Márton Kropkó a 14 segundos.
O município de Torres Novas, cidade Natal do atleta, felicitou “o Clube de Natação de Torres Novas e o treinador Paulo Antunes por todo o trabalho desenvolvido, que resulta já num vastíssimo palmarés, em constante evolução”. O sucesso alcançado, frisou o Presidente da Câmara numa nota pública, “deve-se ao forte empenho e dedicação do João Nuno, a que não será certamente alheio todo o apoio familiar, em particular a inspiração e o companheirismo do seu irmão Ricardo Batista, que recentemente representou Portugal nos Jogos Olímpicos de Paris, tendo conquistado dois diplomas. Um caminho de vitórias que continuarão certamente a trilhar juntos, sob o olhar pleno de orgulho de todos nós”.
Maria Tomé também competiu na Turquia, na prova de elites/sub23, alcançando o 13º lugar (6ª em sub23). Erwin Vanderplancke, atleta belga do Clube de Natação de Torres Novas, ficou no top 10 deste Campeonato da Europa de Triatlo sprint.
Na final B do Campeonato da Europa de Triatlo sprint de elites/sub23, Vasco Canadas e Gabriel Santos terminaram nos 13º e 19º lugares, respetivamente.