O Centro Cultural de Vila Nova da Barquinha prepara-se para acolher mais uma edição do Barquinha Jazz, que decorrerá nos dias 30 e 31 de agosto e 1 de setembro. O evento, de entrada livre, apresentará três espetáculos de qualidade, reunindo músicos nacionais e internacionais.
A abertura do festival, na sexta-feira, 30 de agosto, atua a banda “Geisendorf”. O quarteto, composto por Jorge Esperança na guitarra elétrica, Joaquim Roberto no piano elétrico, Simão Lopes no baixo elétrico e João Coelho na bateria, apresenta repertório original, fundindo influências do rock dos anos 70 com o jazz moderno.
No sábado, 31 de agosto, o palco será entregue ao “Ricardo Pinheiro Quarteto com Andy Sheppard”. O guitarrista português Ricardo Pinheiro junta-se ao saxofonista britânico Andy Sheppard, ao contrabaixista norte-americano Michael Formanek e ao baterista português Alexandre Frazão. O grupo apresentará o álbum “Tone Stories”, recentemente editado pela Fresh Sound Records, bem como algumas composições originais.
A encerrar o festival, no domingo, 1 de setembro, iniciará o “Hugo Trindade Quarteto” com o projeto “Clinic Sessions”. Hugo Trindade na guitarra elétrica e vocoder, Edgar Alexandre nos teclados, Aires Pereira no baixo elétrico e Luís Pereira na bateria apresentando temas originais, bem como revisitações de obras de John Coltrane e Maurice Ravel.
O Barquinha Jazz 2024 é uma iniciativa do Clube de Instrução e Recreio da Moita do Norte, em parceria com o Município de Vila Nova da Barquinha.
Os concertos, com entrada livre, terão início às 21h30 nos dias 30 e 31 de agosto, e às 18h00 no dia 1 de setembro.
Esta edição promete ser um marco no panorama jazzístico da região, oferecendo ao público a oportunidade de desfrutar gratuitamente de atuações de músicos de renome nacional e internacional.