O ciclista australiano Kaden Groves (Alpecin-Deceuninck) venceu hoje ao sprint a segunda etapa da Volta a Espanha, na chegada a Ourém, enquanto o belga Wout van Aert (Visma-Lease a Bike), segundo, arrebatou a liderança da classificação geral individual.
Groves, de 25 anos, cumpriu os 194 quilómetros entre Cascais e Ourém em 5:12.55 horas, vencendo pela quinta vez na Vuelta, ao bater sobre a meta o novo líder da geral, segundo, e o neozelandês Corbin Strong (Israel-Premier Tech), terceiro.
O Município de Ourém calcula que cerca de 50 mil pessoas tenham assistido à chegada da etapa em Ourém. Para o presidente Luís Albuquerque, “a receção da La Vuelta é um momento incomparável para o concelho de Ourém, permitindo uma projeção internacional do nosso concelho sem precedentes e um dia de muita alegria para todos os entusiastas oureenses do ciclismo, assim como para todos aqueles que ao longo deste dia visitaram o nosso Município”.
Na geral, Van Aert aproveitou as bonificações para chegar à camisola vermelha, que veste pela primeira vez, com três segundos de vantagem sobre o líder inaugural, o norte-americano Brandon McNulty (UAE Emirates), agora segundo, e nove para o suíço Stefan Küng (Groupama-FDJ), terceiro.
Na segunda-feira, o terceiro e último dia em Portugal da Vuelta liga a Lousã a Castelo Branco em 191,5 quilómetros, com duas contagens de montanha, o Alto de Teixeira (segunda categoria) e o Alto da Alpedrinha (quarta).
João Almeida já se sente um vencedor após ficar impressionado com “maré de pessoas”
João Almeida já se sente um vencedor na 79.ª Volta a Espanha em bicicleta, depois de ter recebido um apoio “incrível” de uma “maré de pessoas” ao longo dos 194 quilómetros que ligaram Cascais a Ourém.
“É um apoio incrível, estou sem palavras”, desabafou um sorridente João Almeida, no final da segunda etapa da Vuelta, em Ourém.
O ciclista português da UAE Emirates, de 26 anos, viveu este domingo um momento único, ao passar diante do ‘seu’ público, nas Caldas da Rainha, e confessou ter corrido a melhor etapa da sua carreira: “Sem dúvida. Para mim, já sou um vencedor”.
“Desde que saímos de Cascais até chegar aqui a Ourém foi incrível. Imensos amigos meus, imensas pessoas. Todas as subidas cheias de gente. Sem palavras. Quase 200 quilómetros com uma maré de pessoas. É incrível”, insistiu.
O ritmo tranquilo a que foi percorrida a segunda etapa da 79.ª edição da prova espanhola permitiu a Almeida vislumbrar alguns amigos na multidão, mas não todos, ressalvando, contudo, tê-los ouvido apoiá-lo.
O ciclista da A-dos-Francos manteve o 10.º lugar da geral, agora a 23 segundos do novo líder, o belga Wout van Aert (Visma-Lease a Bike) que, apesar de ter sido segundo na etapa, ultrapassou o norte-americano Brandon McNulty (UAE Emirates) graças às bonificações.
“[Tivemos] vento muito forte de frente, também foi uma etapa dura devido a isso, mas faz parte da Vuelta. É menos um dia” até ao final, notou, congratulando-se por ter passado mais uma jornada sem azares.
Na segunda-feira, a Vuelta cumpre a sua última etapa em território português, nos 191,5 quilómetros entre a Lousã e Castelo Branco, entrando na terça-feira em Espanha.