A OficINa – Arte Bruta Inclusiva, um projeto inovador do Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental da ULS da Lezíria, vai dinamizar um ciclo de oficinas artísticas a partir de 31 de agosto. Realizadas em conjunto com o Núcleo RASGO, estas oficinas, realizam-se mensalmente até dezembro, oferecendo à comunidade uma oportunidade de explorar diversas formas de expressão artística, sendo realizadas na OficINa, localizada no edifício anexo ao Hospital de Dia do Serviço de Psiquiatria.
A primeira oficina, agendada para o dia 31 de agosto, será dedicada ao vídeo e permitirá aos participantes experimentar a animação como uma forma de arte visual e reinterpretativa. Seguindo-se a 14 de setembro, uma oficina de música ensinará os inscritos a criar, produzir e gravar música utilizando apenas um computador e software de produção musical, demonstrando como a tecnologia pode facilitar a expressão musical.
Em outubro, a oficina será centrada na ilustração, com os participantes a explorar uma variedade de materiais e técnicas de impressão e pintura. No dia 9 de novembro, o design será o tema principal, com um foco especial na exploração tipográfica. O ciclo de oficinas artísticas encerra no dia 14 de dezembro com uma oficina de fotografia, que procurará desafiar os participantes a pensar criativamente através da lente da câmara.
Todas as oficinas são gratuitas e abertas à comunidade, mas as vagas são limitadas a 15 participantes, sendo necessária a inscrição prévia através do e-mail r.inserir@ulsleziria.min-saude.pt.
A OficINa – Arte Bruta Inclusiva é um projeto que promove a inclusão social e o desenvolvimento de capacidades artísticas, especialmente no contexto da saúde mental. O Núcleo RASGO, composto por jovens artistas, tem desempenhado um papel crucial na dinamização cultural e artística da região, reforçando a importância da arte como meio de expressão e integração social.
O Núcleo RASGO é um núcleo interdisciplinar, dedicado à dinamização artística e cultural, criado pelos jovens Miguel Canaverde, Luís Calixto, Ivo Santos, Afonso Calixto e Afonso Prata.