Santarém: Educação Básica lidera com média elevada
No Instituto Politécnico de Santarém, o curso de Educação Básica destacou-se como o mais procurado, atingindo uma média de entrada de 13,5 valores. Todas as vagas deste curso foram preenchidas nesta primeira fase do concurso. O mesmo acontece com os cursos de Educação Social e de Produção Multimédia em Educação. Dos quatro cusos da Escola Superior de Educação apenas trestam 26 vagas no curso de Educação Ambiental e Turismo de Natureza.
Esta média reflete o crescente interesse dos jovens em seguir carreiras na área da educação, especialmente num contexto em que a formação de professores está a ganhar cada vez mais relevância no país.
Além de Educação Básica, os cursos de Desporto e Agronomia também tiveram uma procura significativa, com médias de entrada de 12,2 e 11,8 valores, respetivamente. Dos cinco cursos da Escola Superior de Desporto apenas restam duas vagas para a 2.ª fase no curso de Desporto de Natureza e Turismo Ativo.
A diversidade da oferta do Politécnico de Santarém continua a atrair estudantes de todo o país, mostrando uma sólida reputação nas áreas de formação que oferece.
Tomar: Engenharia Informática em destaque
No Instituto Politécnico de Tomar, o curso de Engenharia Informática foi o mais concorrido, registando uma média de entrada de 12,2 valores. Este curso tem sido consistentemente procurado devido à crescente demanda por profissionais qualificados em tecnologia e informática, tanto a nível nacional como internacional. Mesmo assim, há ainda 37 vagas para preencher na 2.ª fase.
Outro curso que se destacou foi Gestão de Recursos Humanos e Comportamento Organizacional, que apenas ficou com uma vaga, e registou uma média de entrada de 11,4 valores. O curso de Conservação e Restauro registou a nota mais alta de entrada, sendo de 13,9 a nota do último colocado, não restando vagas por preencher. Também os cursos de Fotografia, de Design e Tecnologia das Artes Gráficas e de Comunicação Social: Jornalismo e Comunicação Empresarial preencheram todas as vagas na 1.ª fase.
Sem candidatos ficaram os cursos de Engenharia Civil, de Gestão e Edificação de Obras e de Computação e Logística. Os cursos de Engenharia Mecânica e de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores apenas tiveram um aluno colocado cada um.
Estes números demonstram a diversificação de interesses dos estudantes, que procuram o Politécnico de Tomar para áreas tanto tecnológicas como criativas.
Perspectivas e Desafios
Ambos os politécnicos têm pela frente o desafio de continuar a atrair estudantes, especialmente para cursos com menor procura. Com a aproximação da 2.ª fase do concurso nacional de acesso, estas instituições têm uma nova oportunidade para captar mais candidatos e preencher as vagas remanescentes.