O Município de Estremoz juntou-se recentemente à Rede Urbana da Liberdade e da Cidadania, tornando-se o mais recente parceiro de uma iniciativa que já conta com a participação de Santarém, Castelo de Vide e Vendas Novas. Este protocolo de parceria, que define as modalidades e responsabilidades de cada município, visa a promoção e valorização das referências históricas e culturais associadas aos valores da Liberdade e da Cidadania, com especial destaque para o símbolo do 25 de Abril.
A Rede Urbana da Liberdade e da Cidadania, liderada por Santarém, que assume a gestão administrativa e executiva das atividades, tem como missão a preservação da memória e dos símbolos da conquista da liberdade em Portugal. Para tal, prevê-se a utilização de ferramentas digitais para a disponibilização de conteúdos científicos acessíveis ao público em geral, assim como a instalação de mobiliário e arte urbana, no âmbito da Iniciativa New Bauhaus, que visa intervenções urbanas inovadoras.
Outro ponto fulcral desta parceria é a criação de uma Cátedra ou Centros de Estudos Especializados da Democracia, que terá como objetivo aprofundar o conhecimento sobre temas atuais, como a construção europeia, os movimentos migratórios, os regimes populistas, e os direitos e liberdades. Estes centros irão também fornecer conteúdos de apoio às escolas, contribuindo para a formação das novas gerações.
A Rede irá ainda candidatar-se ao cofinanciamento através do Programa ALENTEJO 2030, com a apresentação da Estratégia Liberdade e Cidadania e a respetiva Proposta de Plano de Ação, no âmbito do Aviso de Concurso MPR-ITI_R_URB-2023-01 -ITI – Redes Urbanas.
Com esta adesão, Estremoz reforça o compromisso coletivo de celebrar e promover os valores da liberdade e da cidadania, através de ações concretas que perpetuem a memória do 25 de Abril e estimulem o debate sobre as liberdades e direitos na Europa contemporânea.