O Município de Santarém assinou uma importante parceria com quatro entidades de relevo para aumentar a promoção do Festival Nacional de Gastronomia 2024. Inserida no Plano Estratégico de Valorização Turística, esta colaboração envolve a Associação Comercial, Empresarial e Serviços (ACES), o Círculo Cultural Scalabitano (CCS), a Associação dos Municípios Portugueses do Vinho (AMPV) e a Confraria da Gastronomia do Ribatejo.
O objetivo desta parceria é claro: ampliar a divulgação e o alcance do festival, que decorrerá de 17 a 27 de outubro na emblemática Casa do Campino. A iniciativa visa não só atrair novos públicos, como também enriquecer o programa de atividades, favorecendo a atividade turística e reforçando o impacto positivo do evento na economia local.
João Teixeira Leite, Vice-presidente da Câmara Municipal de Santarém, sublinhou a importância desta colaboração ao afirmar que “o Município de Santarém pretende reforçar, ano após ano, o seu estatuto de referência nacional e internacional na valorização da identidade gastronómica e culinária do território.” Segundo o autarca, o Festival Nacional de Gastronomia é um elemento chave na projeção da marca “Santarém Capital da Gastronomia”, que se pretende afirmar como símbolo identificador da cidade e do concelho.
A organização do 43.º Festival Nacional de Gastronomia está assim comprometida em enriquecer a oferta cultural e turística, criando um evento que prestigie o património gastronómico português e promova Santarém como destino de excelência para os amantes da boa mesa.
A parceria agora formalizada promete, portanto, elevar ainda mais o nível do festival, consolidando-o como um evento de referência e contribuindo para o fortalecimento da economia local e para a dinamização da vida cultural do concelho.