“O Avô dos Falcões em Salvaterra de Magos nos anos de 1800” é o nome do livro infantojuvenil que vai ser lançado pela Câmara Municipal de Salvaterra de Magos no dia 7 de setembro, sábado, pelas 16h, no auditório municipal “Escola O Século”, em Salvaterra de Magos.
Este será o número 11 de uma coleção de livros infantojuvenis, editados pelo Município desde 2014 e distribuídos gratuitamente por ocasião das Jornadas de Cultura, que se realizam em setembro.
A coletânea apresenta contos, fábulas e aventuras que têm como mote a Falcoaria Real, o Rio Tejo, a história e o património do concelho de Salvaterra de Magos, procurando cativar os mais novos para que, de uma forma divertida, adquiram conhecimento e hábitos de leitura.
Falcões peregrinos, gerifaltes, reis, príncipes e princesas, espiões, magos, o Guigas, o Infante D. Luís, o Jacinto Falcão, os amigos de “Uma Aventura” Luísa, Teresa, Pedro, João, Chico, Faial e Caracol e até o Principezinho são apenas algumas das personagens que já fizeram parte das histórias originais passadas em Salvaterra de Magos.
O concelho tem, por isso, servido de inspiração a conceituadas escritoras, como Ana Maria Magalhães, Isabel Alçada, Maria João Lopo de Carvalho, Isabel Stilwell, Rita Ferro, Thereza Ameal, Helena Sacadura Cabral, Patrícia Reis, Catarina Fonseca e, este ano, Cristina Norton que, aceitando o desafio da Câmara Municipal, dão asas à imaginação, criam personagens, exploram recantos e evidenciam pormenores do nosso território para dar vida às histórias e fantasias.
As excelentes ilustrações têm ficado a cargo de Pedro Rocha e Mello, Pedro Semeano e Susana Diniz, Miguel Cardoso, Raquel Marques, Ana Teresa Pontífice, Helena Simas e, nesta 11ª edição, Marta Ferreira.
Os livros estão disponíveis, para requisitar, na Biblioteca Municipal de Salvaterra de Magos e nas Bibliotecas do Espaço Jackson, em Glória do Ribatejo e do Mercado de Cultura de Marinhais, nas Bibliotecas das escolas do concelho e chegam também a muitos daqueles que visitam a Falcoaria Real de Salvaterra de Magos, além de estarem disponíveis online para consulta, no site da Câmara Municipal.