Conheça a programação do In.Santarém para a semana de 11 a 17 de setembro.
Filme mostra a luta de uma mãe para contrariar a escolha do filho
O Verão in.Str continua dedicar as noites de quarta-feira ao cinema, oferecendo sessões semanais gratuitas, com exibições de fitas no acolhedor pátio interior do Teatro Sá da Bandeira, no centro histórico de Santarém.
Na noite de quarta-feira, 11 de setembro, pelas 21h30, tem início a projeção de ‘Pedágio’, um drama realizado por Carolina Markowicz, numa co-produção conjunta entre Brasil e Portugal, lançado em 2023.
A trama desenrola-se no Brasil, país onde a palavra ‘Pedágio’ significa “portagem”, e acompanha a estória de Suellen, uma trabalhadora de uma portagem, uma mãe solteira capaz de tudo para cuidar de Tiquinho, o seu filho adolescente. Quando descobre que ele é homossexual, decide recorrer aos serviços de um pastor que lhe é recomendado devido às suas terapias de reconversão do “mal gay”. Perante um “tratamento”, caríssimo, fora das possibilidades económicas de Suellen, esta, contra tudo aquilo em que acredita, aceita colaborar com um grupo de marginais num esquema de furtos.
Selecionado para competir nos Festivais de Cinema de Toronto, no Canadá, e de San Sebastián, em Espanha.
Circo Contemporâneo na Praça Velha e no Vale de Santarém
Sexta-feira, 13 de setembro, a Praça Velha vai ser o palco para mais um espetáculo de Circo Contemporâneo , inserido no in.Circo – Festa das Artes de Circo, uma das novidades do Verão In.Str 2024. A partir das 21h30, Pequena CircOOnferência, vai ser apresentado pela companhia Radar 360º.
No dia seguinte, sábado, 14 de setembro, pelas 17h00, será a vez do mesmo espetáculo chegar ao Jardim do Vale de Santarém.
Pequena CircOOnferência é uma conferência sobre o circo, dedicada ao pequeno público. A performance flutua entre o rigor histórico da história do circo europeu, e a dimensão onírica de um historiador que aspira ser um artista de circo. Inspirados nos diferentes registos bibliográficos, a companhia ficcionou uma história a partir dos factos da sua própria história. O percurso não é linear, e a ideia é agitar, fazer refletir, formar massa crítica. Antípoda por natureza, poético, rebelde e sonhador, o imaginário circense faz parte da memória coletiva do público em geral. CircOOnferência é um ato de liberdade na reconstrução da História do Circo, escrito e interpretado com elementos de humor, risco e poesia, e transversal a todas as gerações!
Este evento faz parte da programação com o apoio da República Portuguesa – Cultura I DGARTES – Direção-Geral das Artes e da Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses.
Visita guiada em redor da Ribeira de Pernes
Em Pernes, na manhã de sábado, 14 de setembro, a partir das 10h00, tem início junto do núcleo museológico das ‘Casas da Câmara’, uma visita guiada dedicada s dar a conhecer ‘A Ribeira de Pernes’. A visita terá a duração aproximada de duas horas e meia e termina no Mouchão de Pernes, sendo aconselhável uso de calçado e roupa confortáveis.
A iniciativa está aberta a um máximo de 50 participantes, podendo os interessados remeterem as inscrições para os endereços eletrónicos: executivo@jfpernes.pt e turismo@cm-santarem.pt
Yoga aos sábados de manhã no Jardim Portas do Sol
Na manhã de sábado, 14 de setembro, a partir das 11h00, o Jardim Portas do Sol recebe mais uma sessão de aulas de yoga, em parceria com a AMA – Associação Movimento Aberto e a Federação Portuguesa de Yoga.
Folclore no centro histórico com o Rancho Folclórico do Vale de Santarém
O centro histórico volta ser o palco, a partir das 11h00, de sábado, 14 de setembro, do projeto in.Tradição, com o objetivo de divulgar a cultura popular portuguesa, contando com o apoio da fundação INATEL. Nesta sessão, a dança e os cantos tradicionais vão pertencer ao Rancho do Vale de Santarém.
Semanalmente, o in.Tradição tem percorrido o centro da cidade, sempre aos sábados de manhã, entre 29 de junho e 21 de setembro, passando pelo Largo do Seminário, Rua Capelo Ivens, Rua 1.º de Dezembro, Praça Velha, Rua Serpa Pinto, terminando no Largo do Seminário. A iniciativa pretende envolver os Centros de Cultura e Desporto (CCD) da região que atuam na área da etnografia, da música tradicional e na salvaguarda do Património Cultural Imaterial. Nesse sentido, foi lançado o desafio aos grupos CCD Inatel de recriarem uma forma diferente de apresentação das suas atividades, permitindo-lhes também estimular a diversificação das suas apresentações. A programação consiste, essencialmente, em animação cultural itinerante de curta duração, em vários locais do centro histórico, promovendo uma interação espontânea com a comunidade. Esta é também uma forma de apoiar o associativismo obtendo uma resposta direta e ativa por parte dos CCD Inatel, proporcionando-lhes diferentes espaços de atuação e divulgação do trabalho que desenvolvem.
Cartaxo Sessions oferece música alternativa na Casa no Campino
Na noite de sábado, 14 de setembro, a partir das 21h30, a Casa do Campino acolhe mais uma das tradicionais Cartax0 Sessions, dedicada a alguns dos mais alternativos sons da música pop/rock, abrangendo estilos tão diversos como o post rock, doom e o drone.
Desta vez, As Cartaxo Sessions trazem um cartaz de luxo que integra uma das mais promissoras bandas de post rock/doom, os El Altar del Holocausto, um grupo vindo de Espanha, que tem apostado em redefinir o som e a atitude do rock instrumental há mais de uma década.
Na mesma noite, tocam os Awaiting The Vultures, uma banda original de Évora que se destaca pela sonoridade pesada, ritmos cativantes e estilo de composição com evidentes influências de post metal e rock progressivo.
A abertura da noite fica a cargo dos Tombfield, um duo oriundo do Cartaxo, que teve a sua estreia nas Cartaxo Sessions. Pode-se esperar um set inspirado em sonoridades doom, drone e post-pock. A banda aconselha o uso de proteção auditiva durante o evento.
A noite encerra com a passagem de discos a cargo do lendário António Freitas, radialista há mais de trinta anos – tem trabalhado nas radios Comercial, Energia, Anenat3 – conhecido pelo seu programa de autor Alta Tensão, na Antena3.
Paralelamente, no mesmo espaço, realiza-se o já habitual PsychMarket, onde poderão encontrar artistas, projetos empreendedores, discos, camisolas temáticas, etc. A entrada é gratuita, mas está limitada à lotação admissível do espaço.
‘A mulher que cozinhou o marido’ apresenta-se no Arneiro das Milhariças
No sábado, dia 14 de setembro, pelas 21h30, o Centro Cultural Recreativo Arneirense,no Arneiro das Milhariças, vai poder assistir a uma sessão de teatro, com o Projeto Itiner’Arte, que apresenta ‘A mulher que cozinhou o marido’, uma divertida adaptação do texto da escritora inglesa DebbieIsitt, pelo Centro Dramático Bernardo Santareno (CDBS), levado à cena pela primeira vez em Londres, 1991. .
O CDBS, uma associação cultural com 33 anos de atividade teatral em Santarém, traz uma peça em que Kenneth encontra o amor de outra mulher, Laura, após dezanove anos de casamento com Hilary. Mas há um pequeno problema, Laura não sabe cozinhar como Hilary o fazia e o convite improvável acontece. A partir daqui tudo é possível e a tragicomédia pode acontecer a qualquer momento, fazendo despontar as mais diversas situações carregadas de nonsense e humor.
Trata-se de uma comédia de enganos, quase drama, com muito humor negro, que retrata um jogo muito particular das relações amorosas, algo absurdas, sobre a (im)probabilidade de uma reconciliação a três. Na nossa encenação, a ação é representada em dois tempos diferentes, como um flash de memória, que nos leva do tempo inicial, o presente (anos 90), para um tempo onde as três personagens são ainda jovens (anos 60), quando Elvis era o rei.
Abitureiras recebe o Projeto Itiner’Arte
Para sábado, dia 14 de setembro, pelas 21h30, o Centro Convívio Cultura Desporto de Abitureiras vai ser palco para a representação da peça de teatro, ‘Para quê ter asas, se não se pode voar’, pelo grupo de teatro da Universidade da Terceira Idade de Santarém (UTIS). Trata-se de um espetáculo teatral montado com base em relatos e experiências dos seus atuantes e das suas relações com múltiplos e diversos sentidos da palavra Liberdade. Através de depoimentos, fragmentos poéticos, música e pequenas histórias encenadas sobre ser e estar livre, são alinhavadas através de narrativas da Revolução dos Cravos e do conflito ficcional de uma rapariga que, presenteada com um belo pássaro, não sabe se valerá mais tê-lo consigo numa gaiola ou se voando para longe.
Este espetáculo foi produzido para a comemoração aos 50 anos do 25 de abril de 1974.
‘Nosso Frei Luís de Sousa’, peça de Almeida Garrett, chega à Moçarria
‘Nosso Frei Luís de Sousa’, pela secção de teatro da Sociedade Recreativa Operária (SRO), vai ser apresentada, pelas 21h30, no Centro de Cultura Recreio e Desporto Moçarriense, no âmbito do projeto Itiner’Arte, com encenação e seleção musical de Pedro Oliveira.
Criada a partir do texto original, Frei Luís de Sousa, da autoria de Almeida Garrett, o enredo foca uma das obras mais belas da dramaturgia portuguesa, onde se conta uma hipotética lenda baseada na personagem real de Manuel de Sousa Coutinho, casado com D. Madalena de Vilhena, que reza para que o seu primeiro marido regresse da batalha de Alcácer Quibir, já durante o período de ocupação espanhola.
‘Nosso Frei Luís de Sousa’ surge a partir desta obra, com linhas de reflexão conjunta sobre algumas questões dos dias de hoje: o patriotismo, a identidade, a culpa, o sebastianismo, ou os valores morais vigentes. É um trabalho dramatúrgico feito em conjunto com alunos do curso profissional de artes do espetáculo da Escola Secundária Ginestal Machado, e os vários atores e atrizes aderiram ao repto lançado pela SRO sobre a figura de Manuel de Sousa Coutinho (Frei Luís de Sousa), que nasceu no Palácio Landal (segundo alguns…), onde hoje está sediada a SRO.
Exposição de gravuras de Isabel Macieira na Casa do Brasil
Na Casa do Brasil/Casa Pedro Ávares Cabral, encontra-se patente uma exposição de arte dedicada ao trabalho de Isabel Macieira. A mostra apresenta obras sob o conceito de ‘Gravura: Um Ritual’, podendo ser visitada até ao próximo dia 14 de setembro, de terça-feira a sábado, das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30.