No próximo dia 28 de setembro, Santarém será palco da jornada “SANTARÉM, A CAPITAL DO GÓTICO PORTUGUÊS?”, organizada pelo Fórum Ribatejo em colaboração com a Câmara Municipal de Santarém. O evento, que celebra o centenário do livro “Três Túmulos” de Vergílio Correia (1924) e as Jornadas Europeias do Património, terá lugar no auditório da Casa do Brasil e será aberto ao público.
A coordenação da iniciativa está a cargo de um conjunto de especialistas na área, incluindo Elvira Marques, Luís Nazaré, Lurdes Veiga, Vítor Serrão, Carlos Amado e Luís Mata. O programa começa às 9h30 com a sessão de abertura, onde o vereador da Cultura, Nuno Domingos, o Coordenador do Fórum, Carlos Matias, e outras entidades darão as boas-vindas aos participantes.
Durante a manhã, o público poderá assistir a várias conferências, como a de Ângela Beirante, que falará sobre “A toponímia na Santarém medieva”, e a de Carla Varela Fernandes, que abordará “Escultura gótica de Santarém no século XIV: reflexões, questões e contradições”. Haverá depois apresentações de Paulo Almeida Fernandes, Luís Nazaré e Luís Mata.
À tarde, o evento prossegue com intervenções de Eduardo Tavares, que irá explorar “Um acaso – uma pista sobre São João do Alporão”, e de Vítor Serrão, que discutirá a obra de Vergílio Correia e o seu impacto na historiografia do gótico português.
A jornada culmina com visitas de estudo a vários monumentos emblemáticos da cidade, incluindo a igreja de São João de Alporão, a Torre das Cabaças, e os antigos mosteiros de Santa Clara e de São Francisco.
Esta jornada promete ser uma oportunidade única para conhecer e refletir sobre o rico património gótico de Santarém, numa cidade que se afirma cada vez mais como a capital deste estilo arquitetónico em Portugal.
Irei estar presente.
Felicito a iniciativa.
Professora Doutora Ana Virtudes
Professora de História da Arquitetura
Universidade da Beira Interior
Covilhã