A nona edição do “Troféu José Maurício – Primeiras Pagaiadas – Zonal Bacia Tejo”, organizado pelo Clube de Canoagem de Scalabitano (CCS), juntou 210 canoístas da Zona Bacia do Tejo, no domingo, 8 de setembro, na Ribeira de Santarém.
Alfredo Amante, vereador da Câmara Municipal de Santarém (CMS) com o Pelouro do Desporto, marcou presença no evento e deu os parabéns ao Clube de Canoagem Scalabitano pela organização da prova, que estendeu a todos os atletas, treinadores e familiares. O vereador lembrou Mário Figueiredo, presidente do CCS, que o Clube pode contar sempre com o apoio do Município de Santarém.
Esta prova, que integra as competições oficiais da Federação Portuguesa de Canoagem, é destinada a atletas da região Centro, que competem nas categorias de K1 e C1, com um circuito de dois mil metros (2000 m) para todos os escalões masculinos e femininos: Mínimo, Menor, Iniciado, Infantil, Cadete, Júnior, Seniores.
Em 2024, na categoria de “K1 Iniciado Masculino A”, a equipa CNBarquinhense conquistou os tês primeiros lugares: Mateus Pinto, foi o mais rápido, seguido por Tomás Silva Santos, que chegou em segundo lugar, com Duarte Augusto Cardoso a fechar o pódio.
Na categoria de “K1 Iniciado Masculino B”, Luis Serôdio Marques, da equipa CCAmora, foi o mais rápido, seguido por Bernardo Rosa, da equipa AlhandraSC, que chegou em segundo lugar, com Miguel Mata, da equipa CNSesimbra, a fechar os três primeiros lugares.
Na categoria de “”K1 Iniciado Feminino”, Sofia Vieira, da equipa CCSorraia, venceu a prova, em que Mariana Morais Rodrigues, da equipa CNBarquinhense, ficou em segundo lugar e Emanuelle Assis, da equipa anfitriã CCScalabitanoRS, fechou o pódio.
Afonso Carapuço, da equipa CCScalabitanoRS, foi o vencedor da categoria de “SUPC Infantil Masculino”.
A prova de “K1 Master B Masculino”, foi ganha por Raul Estrela, da equipa GDCNabância, seguido por Sérgio Carmelo, da equipa CCAmora, e a fechar o pódio, Mário Figueiredo, da equipa CCScalabitanoRS, conquistou o terceiro lugar.
Na prova “K1 Master C Masculino” Júlio Venâncio, da equipa CC Scalabitano RS, ficou em primeiro lugar, seguido por José Valente de Carvalho, da equipa CNBarquinhens, e a fechar o pódio, António Ferreira da Costa, da equipa CCScalabitanoRS, conquistou o terceiro lugar.
Na prova de “K1 Master D Masculino”, Carlos Baptista Figueiredo, da equipa CCScalabitanoRS, foi o vencedor, e Hélder Tomás, da equipa CCAmora, ficou em segundo lugar.
A regata na categoria de “K1 Master A Feminino”, teve como vencedora a atleta Tânia Ferreira, da equipa CCAmora, seguida por Rita Raimundo e por Andreia Neta, segundo e terceiro lugares do pódio, ambas atletas da equipa CCScalabitanoRS.
Na prova de “”K1 Master B Feminino”, Patrícia Serôdio, da equipa KCCArade, foi a mais rápida e Alexandra Menezes, da equipa CNBarquinhense, conquistou o segundo lugar.
Na regata em “K1 Infantil Masculino A”, Guilherme Relvas, da equipa CCAmora, conquistou o primeiro lugar, seguido por Salvador Pereira, da equipa CCScalabitanoRS, e o terceiro lugar foi para Alexandre Victorino Pereira, da equipa CCOeste.
Em “K1 Infantil Masculino B”, Francisco Câncio, da equipa AlhandraSC, venceu a prova, seguido por Simão Gomes, da equipa CNSesimbra, que chegou em segundo, e a fechar as contas do pódio, Martin Correia, da equipa CCAmora.
A categoria de “K1 Infantil Feminino A” ditou a seguinte classificação: em primeiro lugar Maria Craveirinha, da equipa CCAmora, em segundo lugar, Laura Craveirinha, da equipa CCAmora, e em terceiro lugar, Clara Gonçalves, da equipa CNSesimbra.
Em “K1 Infantil Feminino B”, Clara Neves, da equipa CCSorraia, foi a mais rápida, seguida pela sua colega de equipa Ana Veléz, que conquistou o segundo lugar. A fechar o pódio, Leonor Correia Pereira, da equipa CCAmora, conquistou o terceiro lugar.
Na categoria de “K1 Master A Masculino”, Henrique Vicente, da equipa CNBarquinhense, foi mais rápido, em segundo ficou Luis Maia, da equipa, CCScalabitanoRS, e em terceiro, Paulo Almeida, da equipa CCSorraia.
Em “K1 Cadete Masculino”, Thiago Gonçalves, da equipa CCAmora, venceu a prova, seguido por António Rêgo Rodrigues, da equipa CCScalabitanoRS, e por Martim Viegas, da equipa CCAmora, que feohou o pódio.
Na regata de “K1 Cadete Feminino”, Maria Alves Ferreira, da equipa CCScalabitanoRS, foi a mais rápida, seguida por Beatriz Rosário, da equipa CCAmora, e por Carolina Pereira, da equipa AlhandraSC, que chegou em terceiro lugar.
Na categoria de “SUPC Cadete Masculino”, Rodrigo Tiburcio, da equipa GDCNabância, venceu a prova. Já em ”SUPC Júnior Masculino”, os atletas da equipa CCAmora ,David Antunes Nunes e Diogo Santana, ficaram em primeiro e segundo, respetivamente.
A categoria de “SUPC Júnior Feminino” foi ganha por Luana Andrade, da equipa CCAmora.
Em “K1 Sénior Feminino”, Vera Martins, da equipa CNBarquinhense, foi a vencedora, seguidas pelas atletas da equipa CCAmora, Cátia Serôdio e Andreia Godoroja, que chegaram em segundo e terceiro lugares, respetivamente.
Já em “K1 Júnior Feminino”, Carolina Carita, da equipa CNBarquinhense, foi a mais rápida, seguida por Sofia Paulo, da equipa CCSorraia, e por Leonor Amoroso, da equipa CCAmora, que ficou em terceiro lugar.
Em “SUPC Absoluto Masculino”, os canoístas da equipa AlhandraSC, Luís Cabral e Krystian Cabral, chegaram em primeiro e segundo lugares, respetivamente. Em terceiro lugar ficou Fábio Batista, da equipa CCAmora.
A categoria de “SUPC Absoluto Feminino” foi ganha por Inês Rocha, da equipa CCAmora.
Em “K1 Júnior Masculino”, os atletas da CCAmora foram os maus rápidos, com o primeiro lugar a pertencer a Peter Melo e o segundo a Gabriel Oliveira. O terceiro lugar foi conquistado por João Francisco, da equipa AlhandraSC.
A categoria “K1 Sénior Masculino” ditou a seguinte classificação: Henrique Cerqueira, da equipa AlhandraSC, em primeiro lugar, Pedro Ferro Figueiredo, da equipa CCScalabitanoRS, em segundo, e Pedro Melo Marques, da equipa CCAmora, em terceiro lugar.
No que toca à classificação de pontos por equipas, em primeiro lugar surge a equipa CCAmora, com 1726 pontos, seguidia pela equipa CCSorraia, com 983 pontos, e em terceiro lugar a equipa AlhandraSC, com 912 pontos. A equipa scalabitana, CCScalabitanoRS surge num honroso quarto lugar com 894 pontos.
De referir que, esta prova de âmbito Regional antecede a prova Nacional, que se realiza em Ponte de Lima, entre os dias 14 e 15 de setembro, “Final Nacional das Primeiras Pagaiadas”.