O Aquapolis Norte, em Abrantes, acolheu na passada quinta-feira, 12 de setembro, a cerimónia de receção aos professores que vão lecionar nas escolas do concelho de Abrantes este ano letivo 2024/2025.
A sessão de receção aos professores contou com a presença de cerca de 230 professores e com as direções dos Agrupamentos de Escolas Nº 1 e Nº 2 de Abrantes, EPDRA – Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Abrantes e ESTA – Escola Superior de Tecnologia de Abrantes do Instituto Politécnico de Tomar.
A cerimónia teve início com a mensagem de boas-vindas do presidente da Câmara Municipal de Abrantes, Manuel Jorge Valamatos, que, na ocasião, saudou todos os professores, em especial os que lecionam este ano pela primeira vez no nosso concelho e mencionou que “esta receção aos professores, que se tem vindo a realizar ao longo dos últimos anos, é uma forma simbólica, mas importante, do Município de Abrantes e das direções das Escolas em reconhecer e valorizar o extraordinário trabalho dos nossos professores, especialmente num tempo em que importa valorizar e reconhecer o valor desta classe profissional”.
Manuel Jorge Valamatos destacou que “em Abrantes, acreditamos numa escola pública de qualidade para todos e é por isso que ao longo dos últimos anos temos feito um investimento muito grande em termos de infraestruturas, de que são bons exemplos a construção do novo centro escolar Maria de Lourdes Pintasilgo, a requalificação da Escola Básica de Alvega e a requalificação da Escola Octávio Duarte Ferreira, em Tramagal”.
“Neste momento, estamos também a trabalhar na melhoria das infraestruturas na infância e no ensino superior, com a construção de uma creche municipal que terá capacidade para 107 crianças, cujas obras já arrancaram, e na nova Escola Superior de Tecnologia de Abrantes, que dará sequência a uma estratégia de futuro na afirmação do ensino superior no nosso concelho e em toda a região”, informou Manuel Jorge Valamatos salientando que “com estes investimentos, não só melhoramos as condições de aprendizagem dos nossos alunos, como também oferecemos melhores condições de trabalho aos nossos professores, permitindo que se concentrem na sua missão de educar”.
Desejando um bom ano letivo a todos, o Presidente da Câmara Municipal de Abrantes terminou a sua intervenção dirigindo-se aos professores e pedindo que “continuem a ajudar-nos a fazer de Abrantes um concelho educador, capaz de preparar os seus jovens não apenas para os desafios profissionais, mas também para serem cidadãos educados, responsáveis, solidários e unidos”.
A cerimónia de receção aos professores contou ainda com a palestra “Educar com Disciplina Positiva: missão (im)possível?”, dinamizado por Nuno Pinto Martins, fundador da Academia Educar pela Positiva, autor do livro “Educar pela Positiva: um guia para pais e educadores”, formador certificado em Disciplina Positiva e Inteligência Emocional e Kid Coach certificado.
Recordamos que, em matéria de Educação, a Câmara Municipal de Abrantes desenvolve atividades e projetos que vão muito para além das decorrentes das suas atribuições legais, promovendo e apoiando ações inovadoras que levem a um ensino de excelência no concelho.
DADOS ANO LETIVO 2024/2025
PARQUE ESCOLAR
O Concelho conta com mais de 4000 alunos, distribuídos pelas unidades de ensino:
12 Escolas Básicas de 1.º ciclo com Jardim Infância
4 Escolas Básicas de 2.º e 3.º Ciclo e Secundário
1 Escola Profissional (EPDRA)
2 Escolas de Ensino Superior (ESTA e CLA Universidade Aberta)
APOIO À FAMÍLIA
Refeições Escolares
O município assegura uma alimentação equilibrada e adequada às necessidades da população escolar, garantindo o fornecimento de refeições ao maior número de crianças possível.
Programa de Fruta Escolar
É feita a distribuição de fruta escolar em todas as Escolas Básicas e Jardins Infância públicos, duas vezes por semana.
Programa de Leite Escolar
Há a distribuição diária de leite escolar em todas as Escolas Básicas e Jardins Infância públicos do concelho.
Transportes escolares
São gratuitos para os alunos da educação pré-escolar, do ensino básico e do ensino secundário que residem a mais de 3 km do estabelecimento de ensino que frequentam, bem como para os alunos com dificuldades de locomoção que beneficiam de medidas ao abrigo da educação inclusiva, independentemente da distância da sua residência ao estabelecimento de ensino que frequentam, sempre que a sua condição o exija.
Auxílios Económicos
Atribuição de auxílios económicos para os alunos do 1.º ciclo do ensino básico e jardins de Infância (refeições e material escolar)
Bolsas de Estudo
São concedidas mediante Protocolo entre Município de Abrantes, o Rotary Club de Abrantes e Fundação Rotary Portuguesa:
– Bolsas de estudo concelhias;
– Bolsas de estudo para alunos/as de Ribeira Brava- Cabo Verde
– Bolsas de estudo para alunos do TESP da Escola Profissional Desenvolvimento Rural Abrantes (mediante protocolo entre Município de Abrantes, o Rotary Club de Abrantes e IPSantarém)
Prémios de Mérito
Premiar percursos de mérito de alunos do Ensino secundário
AAAF – Atividades de Animação e Apoio à família no Pré-Escolar
Atividades oferecidas em todos os jardins de infância, que têm como objetivo proporcionar às crianças um tempo de atividade lúdica e criativa e, ao mesmo, tempo salvaguardar o seu direito ao brincar, ao tempo livre e lazer, à participação e tomada de decisão.
AEC – Atividades de Enriquecimento Curricular
Atividades não curriculares, gratuitas a todos os alunos do 1.º ciclo do ensino básico, com o objetivo complementar a formação dos alunos.
CAF – Componente de Apoio à família no 1º ciclo
Atividade comparticipada pelos pais e encarregados de educação, que assegura o acolhimento e o prolongamento das crianças na escola, antes e após o término das aulas, bem como durante os períodos de interrupção das atividades letivas e férias escolares
PROJETOS DE ACOMPANHAMENTO DOS ALUNOS E FAMÍLIAS
Projetos PEDIME – CIMT / Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar
Projeto Alimentação + Saudável
Projeto desenvolvido com o recurso a uma nutricionista
Projeto “Conhecer para Acolher”
Atividades dinamizadas pelos técnicos do serviço de educação, três animadores e dois mediadores ciganos.
Projeto “Pais 3.0”
Atividades dinamizadas pelos técnicos do serviço de educação, uma animadora e dois mediadores ciganos.
“Festival das Juventudes – Feira da Oferta Formativa de Abrantes”
Feira Mostra das ofertas formativas do concelho, com espaços de diversão e ações de capacitação para jovens alunos
“Abrantes Sabe +”
Estudo/Produção de conhecimento científico relevante para a melhoria da qualidade educativa, no âmbito do Projeto Educativo Municipal
Atividades intermunicipais
Correção da acuidade visual e auditiva
Programa de visitas de estudo
Programa de espetáculos de teatro
Encontros com escritores contemporâneos
Ciência Viva Médio Tejo
Sala Snozelan (EB António Torrado)
Sala multissensorial, que tem como objetivo a estimulação sensorial e/ou a diminuição dos níveis de ansiedade através do relaxamento. Disponível para utilização por parte das escolas e IPSS, mediante agendamento, de acordo com o previsto nas normas de utilização.
Projeto “Abrantes a Nadar”
Projeto dirigido aos alunos do 4º ano
PROJETOS EM PARCERIA COM A TAGUSVALLEY
Projeto T-CODE – Acesso universal às competências digitais
Envolve as turmas do 3º, 4º, 5º, 6º, 10º, 11º ano de escolaridade e turmas do ensino profissional do concelho de Abrantes, promovendo o ensino de linguagens de programação nas escolas, capacitando alunos e professores com competências e conhecimentos em diferentes linguagens de programação.
Projeto ATÉGINA – Programa de economia circular
Dirigido aos alunos do 6.º aos 11.º anos, promove o desenvolvimento de competências comportamentais, adquirindo ou aprofundando os conhecimentos sobre Economia Circular, Desenvolvimento Sustentável e Empreendedorismo.