Sexta-feira, Outubro 4, 2024
InícioCultura & lazerMIAA acolheu sessão de assinatura de contratos de apoio financeiro ao setor...
banner-complexo-aquático

MIAA acolheu sessão de assinatura de contratos de apoio financeiro ao setor da cultura

O MIAA – Museu Ibérico de Arqueologia e Arte, em Abrantes, foi o palco da cerimónia de assinatura dos contratos de apoio financeiro entre a CCDR-LVT (Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo) e as entidades do setor cultural não profissional da Região de Lisboa e Vale do Tejo, entre elas a Associação Cultural Além Mundus, do concelho de Abrantes.

Das 167 candidaturas apresentadas ao Programa LVT+ Cultura 2024, foram aprovados 62 projetos, entre eles, a Festa do Futuro, promovida pela Além Mundus – Associação Cultural, que se irá realizar este fim de semana, nos dias 21 e 22 de setembro, no Souto, concelho de Abrantes, e que tem como objetivo envolver a população local na programação deste evento, recuperar memórias e tradições antigas. Workshops, teatro, música, exposição de fotografia e instalação sonora junto à fonte, são algumas das iniciativas que os visitantes poderão encontrar na Festa do Futuro, que também tem o apoio do Município de Abrantes, através do FINAbrantes.

O programa LVT+ Cultura é um programa de apoio financeiro, com periodicidade anual, lançado em maio de 2024, que se destina a apoiar agentes culturais e artísticos, de caráter não profissionalizado e de âmbito local ou regional, dos 52 municípios da região de Lisboa e Vale do Tejo. Nesta primeira edição, este programa da CCDR-LVT tem uma dotação financeira de 300 mil euros, sendo que o total de apoio por entidade é de 5 mil euros, com o objetivo de apoiar e acelerar projetos culturais e artísticos em diferentes áreas artísticas, nomeadamente na área do património cultural imaterial.

A cerimónia no MIAA teve início com a intervenção do presidente da Câmara Municipal de Abrantes, Manuel Jorge Valamatos, que destacou estes apoios financeiros como “fundamentais para a valorização de associações, coletividades e sobretudo das pessoas que a elas se dedicam para conseguir realizar iniciativas com um impacto extraordinário nas suas comunidades”, mencionando o programa municipal FINAbrantes “onde só este ano investimos mais de 900 mil euros nas nossas coletividades nas áreas da cultura, desporto, juventude, social, eventos e também na melhoria de infraestruturas”.

O presidente da Câmara Municipal de Abrantes deixou ainda um apelo à Presidente da CCDR-LVT, Teresa Almeida, para que “continue a investir na cultura, sobretudo nos territórios que estão mais afastados dos grandes centros urbanos”. “Devemos estimar e apoiar as nossas associações que colocam muita paixão no trabalho que fazem e que é de extrema importância para as comunidades”, concluiu Manuel Jorge Valamatos.

Na ocasião, Rui Palmeiro Santos, vice-presidente da CCDR-LVT, destacou que “tentámos com estas 62 candidaturas aprovadas abarcar todas as áreas de atuação dos agentes culturais”.

Para a presidente da CCDR-LVT, Teresa Almeida, “este programa representa um verdadeiro fôlego para dar uma maior escala e visibilidade aos projetos e para que estes possam ser transformadores para os territórios onde são implementados, sobretudo nos territórios de baixa densidade”. “Este instrumento pretende ser um apoio regular”, destacou Teresa Almeida, desafiando as entidades a apresentar as suas candidaturas em 2025 e deixando no ar a hipótese de “poder aumentar o valor e alargar os apoios”.

Carolina Serrão, representante da Associação Cultural Além Mundus, falou sobre a Festa do Futuro, festival artístico e cultural multidisciplinar que irá invadir o Souto nos dias 21 e 22 de setembro, explicando que a iniciativa “nasceu de conversas tidas na aldeia do Souto” e que tem como objetivo mostrar que toda a população, dos 3 aos 120 anos, poem contribuir e fazer um programa cultural.

Na região do Médio Tejo, foram apoiadas 8 entidades, entre elas, a Além Mundus (Abrantes), Filarmónica União Sardoalense (Sardoal), Sociedade Filarmónica União Maçaense (Mação) e Associação Fatias de Cá (Tomar).

 

Receba a newsletter com as notícias do Ribatejo

Não enviamos spam! Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

Deixe o seu comentário

por favor, escreva o seu comentário
Por favor, escreva aqui o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Também pode ler

Subscreva a newsletter

Receba as notícias do dia do jornal Mais Ribatejo diretamente na sua caixa de email.

Artigos recentes

Comentários recentes

pub
banner-aguas-ribatejo
banner-união-freguesias-cidade-santarem

popup uls estuário do tejo recrutamento de enfermeiros