A atleta olímpica Maria Tata Martins foi homenageada na terça-feira, 24 de setembro, pela Câmara Municipal de Santarém. Num discurso emocionado, a ciclista expressou a sua gratidão pelo apoio contínuo que tem recebido ao longo da sua carreira desportiva.
“Estou muito grata, pois a Câmara de Santarém tem sido sempre um grande apoio na minha vida como atleta. Isso tem sido fundamental para mim, sentir esse suporte de uma Câmara onde cresci e que, desde o início, me apoiou bastante, permitindo-me continuar a desenvolver a minha carreira desportiva. É um sentimento de profunda gratidão para com todos aqueles que estiveram aqui hoje e para com todos os que me apoiam em Santarém e arredores. Promover o desporto é importante, e apoiá-lo ainda mais”, afirmou.
Questionada sobre os seus objetivos futuros após os Jogos Olímpicos, Maria Tata Martins reconheceu que o resultado ficou aquém do esperado, mas mantém o foco em novos desafios.
“Obviamente, os Jogos ficaram um pouco abaixo do que eu desejava, mas o desporto é mesmo assim, e temos que seguir em frente. Já estabeleci novos objetivos, incluindo voltar à estrada. No entanto, o meu foco está nos Jogos de Los Angeles em 2028, e já estou a trabalhar para isso”, concluiu a atleta.
Maria Martins, nos Jogos Olímpicos de Paris2024, terminou a prova de omnium de ciclismo de pista em 14.º lugar, depois de se ter estreado em Tóquio2020 com o sétimo posto.
O presidente da Câmara de Santarém, João Leite, afirma que o Município decidiu homenagear Maria Martins por ser “uma referência no desporto e uma embaixadora do concelho de Santarém”.
“É uma escalabitana da qual temos muito orgulho, e quisemos que ela pudesse receber um aplauso de centenas de jovens para sair daqui com mais força e continuar o excelente trabalho que faz em prol do ciclismo. É uma embaixadora que Santarém decidiu hoje homenagear”, disse o autarca, no âmbito da conferência nacional O Futuro do Desporto em Santarém, realizada na Escola Secundária Sá da Bandeira.