Na conferência “Futuro do Desporto”, o presidente da Câmara Municipal de Santarém, João Leite, destacou a importância do desporto para a qualidade de vida e bem-estar da população e anunciou o maior investimento de sempre nas infraestruturas desportivas do concelho.
A Escola Secundária Sá da Bandeira recebeu esta terça-feira, 24 de setembro, a conferência sobre “O futuro do desporto”, organizada pelo Município de Santarém.
Nesta iniciativa, integrada na Semana Europeia do Desporto que se assinala de 23 a 30 setembro, João Teixeira Leite, presidente da Câmara Municipal de Santarém, anunciou o maior investimento de sempre nas infraestruturas desportivas do concelho. A autarquia vai investir, nos próximos dois anos, cerca de 14 milhões de euros em infraestruturas desportivas no concelho de Santarém.
Aumentar a prática desportiva no concelho
Atualmente, há no concelho de Santarém mais de três mil jovens a praticar desporto em 28 clubes e associações. O autarca pretende aumentar o número de praticantes, considerando que “o desenvolvimento desportivo assume um papel fundamental na criação de hábitos de vida saudáveis e na conquista de uma melhor qualidade de vida”.
Segundo os especialistas, cada euro investido no desporto poupam-se 4 euros na saúde. No entanto, em Portugal, 73% da população não atinge o mínimo de atividade física recomendada pela Organização Mundial de saúde que são apenas 50 minutos por semana. Na verdade, a promoção da saúde passa muito pela promoção da prática do desporto e da atividade física.
“Investir no desporto é investir na qualidade de vida, na saúde e no bem-estar da nossa população. Temos a ambição de tornar Santarém uma das capitais de distrito mais ativas no que diz respeito à promoção da atividade física. Este investimento reflete a resposta ao crescimento da procura nas nossas instalações, e o nosso objetivo é proporcionar mais oportunidades para que jovens de todo o concelho pratiquem desporto”, afirmou João Leite.
Mais de 14 milhões de investimento em infraestruturas desportivas
O presidente falou nos apoios e infraestruturas atuais e nos projetos futuros, como a requalificação do Campo de Rugby, o Parque Desportivo Tejo, a construção de Pavilhão Desportivo de Pernes, o Complexo Desportivo ESAS, o Pavilhão Desportivo EPC, a colocação do relvado sintético no Campo de Futebol de Alcanhões, a construção dos Campos de Futebol em Alcanede, Tremês e Abitureiras e a construção do Skate Spot junto à Casa do Benfica.
O presidente também destacou o projeto da “Cidade Desportiva”, um plano de oito anos que inclui a construção da Academia de Futebol e vários pavilhões desportivos, distribuídos de forma descentralizada pelas freguesias. “Este projeto, que esperamos iniciar no final deste ano ou início do próximo, será um marco para Santarém. Temos a ambição de dotar o concelho com instalações de excelência.”
Além das infraestruturas, João Leite sublinhou a intenção de aumentar o apoio financeiro às associações desportivas locais, que já recebem 420 mil euros anuais. “Queremos continuar a apoiar os clubes e associações, aumentando gradualmente o financiamento, pois sabemos o impacto positivo que isso tem na dinâmica do desporto local.”
Um dos principais projetos diz respeito à construção de uma academia de futebol, orçada em 4,4 milhões de euros (ME).
Também está prevista a construção de um campo de Rugby (2,1 ME), um parque desportivo (1 ME), um pavilhão desportivo (2,6), um campo de relvado natural na Escola Superior Agrária (500 mil euros), um pavilhão desportivo na Escola Prática de Cavalaria (1,5 ME), um Skate Spot Municipal e ainda a construção de vários campos de futebol em diferentes áreas do concelho.
Homenagem a Tata Martins
Durante a conferência, o presidente aproveitou a ocasião para homenagear a atleta olímpica escalabitana, Tata Martins, referindo-se a ela como uma “referência e embaixadora do desporto”.
“A Tata é um orgulho para Santarém, e quisemos aproveitar a Semana Europeia do Desporto para a homenagear, reconhecendo o seu trabalho e inspirando os jovens presentes,” disse o autarca perante uma plateia de mais de meio milhar de jovens alunos da Secundária Sá da Bandeira.
Debate sobre futuro do desporto em Portugal
Esta conferência contou também com um debate sobre o futuro do desporto em Portugal, com as participações de Carlos Coutinho, presidente da Viver Santarém, Luís Vilar, diretor executivo do Ensino Online da Nova SBE Executive Education e Comentador de Desporto na CNN, e Diogo Luís, economista e comentador de Desporto da CNN e ex-jogador do Benfica, com o objetivo de debater a importância do desporto no dia-a-dia e na saúde. Através das suas experiências de vida, demonstraram que é possível conciliar a vida académica com a desportiva e o quanto é importante manter esta dinâmica, não só para o bem-estar físico, mas também mental. O desporto trabalha a disciplina, o respeito mútuo, ensina a suportar a pressão e a superar o dia-a-dia.