A Unidade Local de Saúde da Lezíria (ULS da Lezíria) realizou hoje uma sessão de boas-vindas para receber os 12 novos médicos que recentemente começaram a exercer funções. Estes novos profissionais irão reforçar várias especialidades, nomeadamente Medicina Interna (1), Medicina Geral e Familiar (8), Psiquiatria da Infância e da Adolescência (1), Pediatria (1) e Patologia Clínica (1). Estes especialistas juntam-se aos 14 médicos de outras especialidades que integraram a unidade ao longo de 2024.
A cerimónia de receção contou com intervenções de Tatiana Silvestre, presidente do Conselho de Administração, Ana Rita Paulos, diretora clínica para os Cuidados de Saúde Hospitalares, João Soares Ferreira, diretor clínico para os Cuidados de Saúde Primários, Hugo de Sousa e Sérgio Domingos, vogais executivos, e João Formiga, enfermeiro-diretor.
Tatiana Silvestre, ao tomar a palavra, deu as boas-vindas aos novos profissionais e destacou a relevância da integração e colaboração no dia a dia da instituição. “Desejo-vos as boas-vindas, que sejam felizes nesta instituição e que trabalhem sempre em equipa, com foco na integração dos cuidados e na cooperação entre colegas”, afirmou, acrescentando: “Estamos à vossa disposição para o que precisarem.”
Ana Rita Paulos também sublinhou a importância da proximidade e cooperação entre os diferentes profissionais da ULS. “O modelo de ULS é uma mais-valia significativa, pois permite-nos trabalhar em parceria e de forma complementar”, referiu.
João Soares Ferreira destacou os resultados que demonstram a evolução positiva da atividade da ULS da Lezíria, mencionando que já foi alcançada uma cobertura de 82,8% de utentes com médico de família, o que representa um aumento. “É uma realidade nova para nós. Esperamos encerrar o ano com uma cobertura próxima dos 87%”, afirmou. Acrescentou ainda que, “com o próximo concurso, o nosso quadro de Medicina Geral e Familiar ficará praticamente completo, o que nos permitirá um crescimento diferente e mais projetos de integração e articulação.”
Ao encerrar a sua intervenção, João Soares Ferreira salientou o valor dos recursos humanos: “Os recursos humanos são a nossa maior ‘joia’. Cuidar de vocês é a nossa missão, e agradecemos o esforço que fazem diariamente, pois nenhuma medida é eficaz sem profissionais dedicados que a concretizem”, concluiu.
Hugo de Sousa, vogal executivo responsável pelos recursos humanos, destacou a integração dos novos médicos de Medicina Geral e Familiar, todos colocados em USF modelo B. “Sejam bem-vindos. Contem com este Conselho de Administração para tudo o que for necessário”, garantiu.
Sérgio Domingos, também vogal executivo, felicitou os novos médicos e reforçou os votos de boas-vindas. “É um grande orgulho fazer parte desta ULS. A organização está em crescimento e desejo-vos o melhor durante o vosso percurso aqui”, afirmou.