O Instituto da Segurança Social (ISS) tem tido conhecimento de um crescente número de situações de IBAN’s alterados na Segurança Social Direta sem intervenção dos beneficiários titulares das contas bancárias, pelo que procedeu de imediato à inibição e bloqueio da inserção/alteração de IBAN’s nesta plataforma.
A partir de agora, qualquer alteração ou inclusão de um novo IBAN no Sistema de Informação da Segurança Social só será possível mediante a entrega de um documento comprovativo da titularidade da conta bancária nos serviços de atendimento presenciais da Segurança Social.
Para além destas medidas de caráter imediato, o ISS e o Instituto de Informática estão a desenvolver soluções que permitam reforçar a segurança no processo de inserção ou alteração de IBAN de forma a garantir a vinculação correta entre o titular da conta e os dados inseridos.
O ISS tem informado a Polícia Judiciária da ocorrência destas situações, aconselhando os cidadãos/beneficiários visados a apresentar queixa junto das autoridades policiais, assim como a manter a segurança digital atualizada em todos os seus equipamentos, prevenindo a sua utilização abusiva.
O ISS está também a tomar medidas para mitigar a situação dos beneficiários lesados, através da atribuição de um apoio pecuniário, mediante o cumprimento de procedimentos e em função da tipologia e do valor da prestação que não tenha sido recebida, devendo estes contactar os Serviços da Segurança Social.