A Unidade Local de Saúde da Lezíria (ULS Lezíria) anunciou hoje a implementação do seu Plano de Inverno 2024/2025, que visa fortalecer significativamente a capacidade de resposta dos serviços de saúde na região durante os meses mais exigentes do ano.
O plano, que entrará em vigor este mês de outubro, prevê um aumento substancial no número de consultas disponíveis para casos de doença aguda, com cerca de 100 vagas adicionais nos dias úteis. Os utentes poderão agendar estas consultas preferencialmente através da Linha SNS24.
Uma das principais novidades é o alargamento do horário de funcionamento dos Serviços de Atendimento Complementar nas unidades do Cartaxo, Rio Maior e Santarém durante fins de semana e feriados. Em Coruche, será aumentada a capacidade de atendimento, mantendo o horário habitual.
Para o período entre novembro e janeiro, está previsto um reforço ainda mais significativo, com a disponibilização de aproximadamente 200 vagas adicionais nos dias úteis.
O Serviço de Atendimento Complementar de Santarém estenderá o seu funcionamento até às 22h00 após as 16h00 nos fins de semana e feriados.
A ULS Lezíria enfatiza a importância do contacto inicial com a Linha SNS24 (808 24 24 24) antes de qualquer deslocação às unidades de saúde. Esta medida visa otimizar o atendimento e evitar a sobrecarga desnecessária dos serviços de urgência hospitalar.
A opção pelos cuidados de saúde primários em situações de doença aguda não urgente ou emergente melhora o atendimento e reduz a pressão sobre os serviços de urgência hospitalar, permitindo assim uma resposta de proximidade.
De acordo com a instituição, esta estratégia de reforço dos cuidados de saúde primários demonstra o compromisso em proporcionar um serviço de saúde mais acessível e eficiente para toda a população da região, especialmente durante o período de inverno, quando tradicionalmente se regista um aumento da procura por serviços de saúde.