A APPACDM de Santarém inaugurou, na segunda-feira, 14 de outubro, o projeto “Missão Café”, no quiosque junto ao Tribunal de Santarém, numa cerimónia que marcou o início de uma nova fase para a inclusão social no concelho. O projeto, apoiado pela “BPI Fundação La Caixa” e pelo Município de Santarém, envolve dois colaboradores e três “clientes” da APPACDM, que diariamente, entre as 8h e as 17h, servem café e produtos de doçaria com o lema “servido com Amor”.
Na cerimónia de inauguração, o presidente da Câmara Municipal de Santarém, João Teixeira Leite, sublinhou a importância deste projeto inclusivo para a cidade, destacando a capacidade da APPACDM em mobilizar a comunidade. “Este projeto simboliza a inclusão e a capacidade de Santarém se unir em torno de causas nobres. A Câmara Municipal apenas disponibilizou o espaço, mas são vocês, os utentes e a APPACDM, que fazem acontecer”, afirmou o autarca, enaltecendo o trabalho da instituição e o apoio do BPI.
Luís Amaral, presidente da APPACDM de Santarém, destacou o apoio da “BPI Capacitar” e da Fundação La Caixa, que tornou possível o lançamento deste projeto inovador. “É a primeira vez que assumimos um negócio social de forma pública e institucional”, referiu, sublinhando que o objetivo é promover o bem-estar das pessoas com deficiência intelectual e das suas famílias.
Marta Estevão, diretora de Serviço Técnico Pedagógicos da APPACDM, reforçou o caráter inclusivo do “Missão Café”, que nasce do desejo de integrar as atividades da instituição na vida da cidade. “Este quiosque é dos nossos clientes e para Santarém. Queremos que seja uma incubadora de experiência para que, no futuro, vejamos estes clientes integrados em pastelarias com um comportamento normalizado”, afirmou.
A cerimónia foi animada pelo Grupo Coral da APPACDM de Santarém, que trouxe momentos de alegria e emoção a todos os presentes, reforçando o espírito inclusivo do evento. O “Missão Café” é um passo importante na promoção da inclusão social e no fortalecimento da ligação entre a APPACDM e a comunidade de Santarém.
A inauguração contou com as presenças de Luís Amaral, presidente da APPACDM de Santarém,, João Teixeira Leite, presidente da Câmara Municipal de Santarém (CMS), Beatriz Martins, Alfredo Amante, Carlos Martinho, Nuno Russo e Nuno Domingos, vereadores da CMS, Inês Barroso, deputada do PSD na Assembleia da República, Ricardo Gonçalves, presidente do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), Aníbal Viera, vigário-geral da Diocese de Santarém, Paula Carloto, diretora da Segurança Social de Santarém, e Sofia Coelho, representante do BPI de Santarém.