Domingo, Novembro 3, 2024
InícioRegiãoEntroncamento aprova reabilitação urbana na zona do Museu Nacional Ferroviário e nova...
banner-complexo-aquático

Entroncamento aprova reabilitação urbana na zona do Museu Nacional Ferroviário e nova Biblioteca

A Câmara Municipal do Entroncamento aprovou a adjudicação da reabilitação urbana da área junto ao Museu Nacional Ferroviário, que inclui a construção de uma nova biblioteca. A obra, com um investimento de 4,8 milhões de euros, marca um passo importante na revitalização do centro da cidade, anunciou o presidente Jorge Faria (PS).

“Este projeto é fundamental para a reabilitação urbana daquela zona e da chamada reta dos Quartéis. Vamos criar uma nova centralidade com uma biblioteca moderna e funcional”, afirmou Jorge Faria.

A empreitada foi adjudicada à empresa Vomera por 4,8 milhões de euros, com um apoio financeiro de 3,4 milhões de euros do Programa Regional Centro 2030. A Câmara Municipal investirá cerca de 1 milhão de euros adicionais na aquisição de terrenos e na elaboração do projeto, elevando o investimento total para 5,8 milhões de euros.

O projeto, intitulado “Nova Centralidade na Zona Norte (ARU 1) – Biblioteca Municipal do Entroncamento”, inclui a criação de uma ligação pedonal, áreas verdes e de lazer, uma praça frente ao Museu Nacional Ferroviário, e um parque de estacionamento subterrâneo. O edifício da nova biblioteca será um espaço moderno, com várias salas e equipamentos multiusos.

“Esta requalificação vai transformar a zona e encorajar os privados a reabilitar os seus imóveis, além de melhorar o acesso ao Museu Nacional Ferroviário e à estação ferroviária, com o novo parque de estacionamento a apoiar quem se dirige à estação pelo lado norte”, acrescentou o presidente da Câmara.

A obra, aprovada com os votos favoráveis do PS e PSD e o voto contra do vereador do Chega (agora independente), tem um prazo de execução de 18 meses a partir da consignação.

Requalificação de 64 Fogos Habitacionais

Na mesma reunião extraordinária, foi aprovada a adjudicação de outra empreitada, no valor de 1,2 milhões de euros, para a remodelação de 64 apartamentos em quatro blocos habitacionais municipais. Esta intervenção, financiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), inclui a melhoria de acessibilidades, a remodelação de cozinhas e instalações sanitárias, a renovação das redes de água e saneamento, e a instalação de elevadores.

“Este projeto faz parte da nossa estratégia local de habitação e visa melhorar as condições de habitabilidade, garantindo mais dignidade a quem vive nestes apartamentos, com um prazo de execução de 12 meses”, explicou Jorge Faria.

Receba a newsletter com as notícias do Ribatejo

Não enviamos spam! Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

Deixe o seu comentário

por favor, escreva o seu comentário
Por favor, escreva aqui o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Também pode ler

Subscreva a newsletter

Receba as notícias do dia do jornal Mais Ribatejo diretamente na sua caixa de email.

Artigos recentes

Comentários recentes

pub
banner-aguas-ribatejo
banner-união-freguesias-cidade-santarem

banner-campanha-vacinação-virus-sincicial-respiratorio-uls-estuario-do-tejo