A Câmara Municipal de Coruche associa-se, mais uma vez, à Semana Municipal para a Igualdade, oferecendo um vasto programa de atividades, organizado em parceria com a Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) e a Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG). Este conjunto de iniciativas, que decorrem de 21 a 31 de outubro, tem como objetivo sensibilizar a comunidade para temas como igualdade, diferença e inclusão.
Nos Jardins de Infância do concelho, está a ser promovida a “Hora do Conto”, dinamizada pela contadora de histórias Susana João, com apresentações de livros infantis que abordam esses temas de forma lúdica e interativa.
Já no dia 21 de outubro, o Auditório Municipal de Coruche foi palco de uma sessão de esclarecimento sobre bullying, dirigida aos alunos da Escola Profissional de Coruche e dinamizada pela APAV. No mesmo dia, a Escola Secundária de Coruche recebeu o projeto “De Igual para Igual”, com a participação especial da cantora e compositora Rita Redshoes, focado na igualdade de género e oportunidades.
Entre 22 e 24 de outubro decorrem workshops em todas as escolas do 1.º ciclo sobre a Língua Gestual Portuguesa, ministrados pela intérprete Érica Nunes, com o objetivo de promover a inclusão e a empatia através da comunicação gestual.
A programação continua até novembro, com exibições de filmes sobre igualdade e racismo, dinamizadas pelo projeto “O Cinema Ajuda-nos a Crescer”. A exposição “Colours In & Art Out”, composta por cartazes criados pelos alunos do Curso de Artes da Escola Secundária de Coruche, está presente em vários pontos da vila, destacando o conceito de multiculturalidade.
Este vasto programa reflecte o compromisso de Coruche em promover valores de igualdade e inclusão, guiando-se por diferentes faixas etárias e sectores da comunidade.