A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) realiza, no próximo dia 5 de novembro, às 11h05, a 12.ª edição do Exercício Público de Sensibilização para o Risco Sísmico – A TERRA TREME. Este exercício, que ocorre regularmente, tem como objetivo preparar a população para agir de forma adequada em caso de sismo, promovendo medidas preventivas e comportamentos de autoproteção.
Três gestos que podem salvar vidas
O exercício consiste em três gestos simples, mas fundamentais para a autoproteção em caso de sismo: Baixar, Proteger e Aguardar. Durante um minuto, cidadãos, famílias, escolas, empresas e instituições são convidados a praticar esses gestos, quer de forma individual, quer em grupo. Esta ação visa educar e criar consciência sobre a importância de saber como reagir perante um evento sísmico, contribuindo para uma sociedade mais informada e resiliente.
Evento principal em Silves com demonstração ao vivo
Em colaboração com a Direção-Geral da Educação (DGE) e a Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEsTE), a ANEPC realizará o evento principal do exercício na Escola Básica Dr. Garcia Domingues, em Silves. Após o exercício, ocorrerá um Exercício LIVEX (Live Exercise), que envolve a mobilização de meios reais e a simulação de várias operações de busca, socorro e salvamento em cenários diferentes nos concelhos de Portimão e Silves, como parte do Plano Especial de Emergência de Proteção Civil para o Risco Sísmico e Tsunamis do Algarve.
Teste do sistema de aviso na Praia da Rocha
Ainda no Algarve, na Praia da Rocha, o Serviço Municipal de Proteção Civil de Portimão ativará as sirenes do projeto-piloto de aviso à população, seguido de uma evacuação simulada das zonas de risco. Esta operação permite testar os procedimentos de evacuação e responder a um alerta de tsunami, sensibilizando a população local para os riscos costeiros e as rotas de evacuação.
Inclusão e resiliência: exercício com população vulnerável
Sob o lema “Ninguém Fica Para Trás”, a ANEPC realizará uma ação na Nazaré, em parceria com o Serviço Municipal de Proteção Civil da Nazaré e a CERCINA – Cooperativa de Ensino, Reabilitação, Capacitação e Inclusão da Nazaré. Durante o exercício, serão praticados os gestos de autoproteção e realizada a evacuação para uma Zona de Concentração e Apoio à População, no Pavilhão Gimnodesportivo de Nazaré. Esta iniciativa visa preparar os agentes de proteção civil para atuarem junto às populações vulneráveis, promovendo a inclusão em contextos de emergência.
Mobilização nacional para a sensibilização sísmica
A nível nacional, os Comandos Regionais e Sub-regionais de Emergência e Proteção Civil da ANEPC, em conjunto com as comunidades educativas, Corpos de Bombeiros e Serviços Municipais de Proteção Civil, organizam ações de sensibilização e simulação do exercício A TERRA TREME. A ANEPC convida todos os cidadãos e entidades a participarem e inscreverem-se no site oficial do evento, www .aterratreme .pt , reiterando o compromisso com a segurança e preparação para riscos naturais.
Coincidência com o Dia Mundial de Sensibilização para o Risco de Tsunami
A edição deste ano de A TERRA TREME coincide com o Dia Mundial de Sensibilização para o Risco de Tsunami, reforçando a importância de uma sociedade informada e preparada para responder a catástrofes naturais. A participação e o conhecimento sobre os gestos de autoproteção podem fazer a diferença na redução de riscos e na proteção de vidas.
Para mais informações e inscrições, visite o site www .aterratreme .pt .