Domingo, Dezembro 1, 2024
InícioCultura & lazerFestival de Filosofia de Abrantes explora a “Liberdade em construção”
banner-complexo-aquático

Festival de Filosofia de Abrantes explora a “Liberdade em construção”

Entre os dias 21 e 23 de novembro, a Biblioteca Municipal António Botto, em Abrantes, recebe a sétima edição do Festival de Filosofia, este ano dedicado ao tema “Liberdade em construção”. Com o alto patrocínio da Presidência da República, o evento conta com um programa rico em debates, painéis, performances e momentos culturais.

A cerimónia de abertura, marcada para as 14h30 do dia 21 de novembro, contará com a presença de Manuel Jorge Valamatos, Presidente da Câmara Municipal de Abrantes, e de Ana Gomes, que será responsável pela conferência inaugural.

Durante os três dias de festival, serão apresentados cinco painéis de oradores de diversas áreas, promovendo uma reflexão aprofundada sobre a liberdade. O encerramento ficará a cargo do historiador José Pacheco Pereira, no dia 23 de novembro. A entrada é livre.

Além dos painéis, o Festival promoverá a “Assembleia da Liberdade – eu penso, eu participo”, uma sessão especial para alunos de escolas do concelho, a decorrer no primeiro dia. Esta atividade resulta de uma residência filosófica com a filósofa Joana Rita Sousa, entre os dias 4 e 8 de novembro, e contará com a presença de José Rosa e Joana Rita Sousa, esta última no papel de provocadora do debate.

Ainda no dia 21, o painel “Liberdade: O poder das palavras” contará com as conferencistas Inês Pedrosa, Sara Belo Luís, Teresa Calçada e o provocador Pedro Vieira. A primeira jornada será encerrada com a performance poética “Chuvas de Março” da poeta Alice Neto de Sousa.

O segundo dia, 22 de novembro, começa com o painel “Liberdade sem preconceitos”, com as intervenções de Cláudia Lucas Chéu, Daniela Nascimento, Raquel Varela e Nelson de Carvalho como provocador. Em seguida, o painel “Somos livres de ‘voar’” trará Bruno Ferreira Costa como provocador, com Adriana Cardoso, Liliana Borges e Maria Castello Branco como conferencistas. A noite terminará com o momento musical “Cantar a liberdade”, interpretado por Joana Cota e João Vaz.

O último dia do festival, 23 de novembro, abre com a atividade “Liberdade e arte”, uma sessão de filosofia para famílias com crianças dos seis aos 12 anos, no Museu Ibérico de Arqueologia e Arte (MIAA). Esta atividade requer inscrição prévia pelo email servico.educativo@cm-abrantes.pt.

A tarde trará o painel “A arte no caminho da liberdade” com a presença de Benjamim (Luís Nunes), Gisela Casimiro, Nuno Artur Silva e Nuno Nunes-Ferreira, e António Pinto Ribeiro como provocador. Seguir-se-á um brinde à liberdade oferecido pela chef abrantina Célia dos Santos. O último painel, “Pensar a liberdade”, contará com Anabela Mota Ribeiro, André Barata, António de Castro Caeiro e Mário Pissarra como provocador.

A sétima edição do Festival de Filosofia de Abrantes será encerrada com uma conferência final por José Pacheco Pereira. Este ano, que marca os 50 anos do 25 de Abril, o evento trará também uma Feira do Livro de Filosofia à Biblioteca Municipal António Botto, entre os dias 19 e 25 de novembro.

Durante o festival, o MIAA – Museu Ibérico de Arqueologia e Arte estará com entradas gratuitas para todos os visitantes.

Pode consultar aqui o programa do Festival.

Receba a newsletter com as notícias do Ribatejo

Não enviamos spam! Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

Deixe o seu comentário

por favor, escreva o seu comentário
Por favor, escreva aqui o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Também pode ler

Subscreva a newsletter

Receba as notícias do dia do jornal Mais Ribatejo diretamente na sua caixa de email.

Artigos recentes

Comentários recentes

pub
banner-aguas-ribatejo
banner-união-freguesias-cidade-santarem

banner-campanha-vacinação-virus-sincicial-respiratorio-uls-estuario-do-tejo