A Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes vai receber, no próximo dia 17 de novembro, pelas 15h30, o lançamento da obra «Vozes no Tempo. O concelho de Torres Novas na passagem do milénio – crónicas jornalísticas», de António Lúcio Vieira, falecido em 2020.
Lúcio Vieira, nome por que todos o conheciam, foi poeta, dramaturgo, encenador, argumentista e jornalista, com obra publicada. Residia em Torres Novas.
50 anos passados sobre o seu primeiro livro («En Volvimento»), o Município de Torres Novas dá a conhecer um conjunto muito vasto de textos que o autor escreveu na sequência de um trabalho que realizou ao longo de quatro anos, entre 1999 e 2003.
Nas suas palavras, o que resultou das viagens que fez pelo concelho torrejano foi um «retrato do universo campesino do concelho torrejano», do «saber e das memórias das gentes locais, das histórias, lendas e tradições», na passagem do século.
Tendo os primeiros textos da obra (mais tarde revistos pelo autor) mais de vinte anos, impunha-se que esta edição pudesse conter um registo do tempo presente. Assim, e por opção do autor, que acompanhou a fase de tomada de decisão relativamente ao texto final do livro, acrescentou-se um conjunto de fotografias, uma por cada localidade ou lugar, sendo esse trabalho fotográfico da responsabilidade de Abílio Dias, seguindo uma escolha expressa do próprio Lúcio Vieira.
São 98 capítulos, 98 fotografias e textos sobre outras tantas terras do concelho, dedicados às pessoas de Torres Novas que aqui poderão encontrar referências aos lugares da sua memória.