O roadshow “Reciclar é na boa”, promovido pela Academia Ponto Verde, chega esta semana a sete escolas do distrito de Santarém para sensibilizar alunos do 2.º e 3.º ciclos sobre a importância da reciclagem de embalagens. A iniciativa da Sociedade Ponto Verde (SPV) inclui sessões formativas de 45 minutos, onde os estudantes aprendem a separar corretamente os resíduos e esclarecer dúvidas sobre reciclagem, com o objetivo de levarem essas práticas para casa e partilharem com amigos e familiares.
A Academia Ponto Verde, que este ano letivo tem a maior edição de sempre, pretende abranger cerca de 13.500 alunos de 300 escolas de todo o país, incluindo, pela primeira vez, instituições dos Açores e da Madeira. Este projeto não só educa os jovens como também oferece ferramentas de ensino aos professores para integrar a educação ambiental no currículo escolar.
Em Santarém, as sessões decorrem de 6 a 8 de novembro, nas seguintes escolas:
- 6 de novembro: Escola Básica e Secundária de Salvaterra de Magos (09h30) e Escola Básica de Fazendas de Almeirim (12h25).
- 7 de novembro: Escola Básica 2.º e 3.º Ciclos Febo Moniz (10h25) e Escola Secundária Marquesa de Alorna (11h25).
- 8 de novembro: Jardim-Escola João de Deus de Santarém (09h30), Escola Básica 2.º e 3.º Ciclos D. João II (12h00) e Escola Secundária de Sá da Bandeira (14h25).
O programa “Reciclar é na boa” faz parte do compromisso de Portugal com metas ambientais, que incluem a reciclagem de pelo menos 65% das embalagens colocadas no mercado até 2025. Com estas ações, a SPV reforça a importância da reciclagem como prática ambiental essencial para alcançar uma economia circular.
Mais informações estão disponíveis em academiapontoverde.pt e nas redes sociais da Sociedade Ponto Verde.