O Centro Cultural do Cartaxo recebe, no dia 6 de dezembro, às 21h30, o espetáculo “As Castro”, uma criação de Raquel Castro que explora a sua árvore genealógica para contar histórias de família. Uma peça faz parte da Rede Eunice Ageas, uma iniciativa do Teatro Nacional D. Maria II e do Grupo Ageas Portugal, que visa promover espetáculos de qualidade em várias regiões do país, incluindo locais com menor acesso regular ao teatro profissional.
“As Castro” é uma reflexão sobre gerações de mulheres – mães, filhas e avós – e a relação com maridos e pais, ao longo de tempos e lugares que identificam o Portugal de outrara e de agora. Através de dois nomes, locais e profissões de 300 antepassados, Raquel Castro escarafuncha histórias familiares que, ainda hoje, ecoam em questões universais e capazes de tirar o sono. Em cena participam Paulo Pinto, Raquel Castro, Sara de Castro, Sara Inês Gigante e Tânia Alves.
A peça também se apresenta no Centro de Artes do Espetáculo de Portalegre, a 23 de novembro, e no Teatro das Figuras, em Faro, a 30 de novembro, antes de encerrar a sua digressão no Cartaxo.
Criada em 2016 e inspirada pela atriz Eunice Muñoz, a Rede Eunice Ageas visa ampliar a oferta teatral de qualidade em todo o país, envolvendo teatros municipais em colaborações que aproximam o público de espetáculos como “As Castro”. Ao longo dos últimos anos, esta rede alcançou milhares de espectadores em várias regiões de Portugal, fortalecendo o panorama cultural nacional.
Os ingressos para o espetáculo no Cartaxo estão disponíveis no Centro Cultural, com reservas através dos canais regulares.