Faleceu esta quinta-feira, 7 de novembro, aos 86 anos, António Jaime Carvalho, reconhecido empresário de Santarém e antigo vereador na Câmara Municipal. Carvalho destacou-se pela sua dedicação às causas democráticas e antifascistas, participando ativamente nas lutas da Oposição Democrática durante o período da ditadura.
Jaime Carvalho, empresário da Autogirar – Sociedade Comercial de Automóveis, Lda, foi agraciado em março deste ano com a Medalha de Mérito Municipal na área económica.
Nota de pesar do Município de Santarém
O Município de Santarém publicou uma nota de pesar em que lamenta profundamente a morte de Jaime Carvalho, um dos mais conhecidos empresários do ramo automóvel de Santarém.
“Construiu, em 1971, um dos concessionários mais reputados da região, contribuindo de forma notável para o desenvolvimento económico do concelho de Santarém”, refere.
António Jaime Carvalho foi Vereador na Câmara Municipal de Santarém e Membro da Assembleia de Freguesia de São Nicolau.
Em 2024 recebeu a Medalha de Mérito Municipal, reconhecimento devido pelo envolvimento em diversas iniciativas e movimentos de cidadania, nomeadamente a luta pela liberdade e democracia até aos dias de hoje, integrando a Comissão das Comemorações Populares do 25 de Abril em Santarém.
O Executivo Municipal expressa sentidas condolências pelo seu desaparecimento, à sua família, aos seus amigos, bem como a todos quantos o admiram, enaltecendo a forma inigualável e íntegra como sempre desempenhou os cargos que ocupou, louvando a amabilidade com que sempre tratou todos aqueles com quem privou.
Ao longo da vida, abraçou várias iniciativas e movimentos de cidadania, desde a luta pela liberdade e democracia até aos dias de hoje, integrando Comissão das Comemorações Populares do 25 de Abril – Associação Cultural, em Santarém. Foi eleito para a Assembleia de Freguesia de S. Nicolau e vereador da Câmara Municipal de Santarém.
Após o 25 de Abril de 1974, Jaime Carvalho continuou o seu compromisso com os valores democráticos, desempenhando um papel fundamental na defesa dos direitos e interesses da população de Santarém. Eleito vereador nas listas da CDU, serviu com compromissos a cidade e o concelho, contribuindo ainda para o enriquecimento cultural da região como membro de diversas associações culturais e da Comissão das Comemorações Populares do 25 de Abril em Santarém.
Nota de pesar do PCP
Numa nota enviada à nossa redação, a Comissão Concelhia de Santarém do Partido Comunista Português (PCP) expressou profundo pesar pelo falecimento de Jaime Carvalho, lembrando a sua dedicação de mais de meio século à luta por um Portugal democrático e pelos ideais de Abril. O PCP transmite à família e aos amigos do empresário e autarca os seus sentidos pêsames.
Curvo-me, respeitosamente, perante a memória do meu amigo e insigne democrata, Jaime de Carvalho.
Apresento as minhas sentidas condolências aos seus familiares e amigos.
Fernando Oliveira
Tomar