O Sindicato Nacional dos Trabalhadores dos Correios e Telecomunicações (SNTCT) anunciou que os trabalhadores do Centro de Distribuição Postal (CDP) do Cartaxo iniciaram no dia 4 de novembro, uma greve que se estenderá até 15 de novembro. A paralisação visa reivindicar melhores condições de trabalho, a admissão de novos trabalhadores e a melhoria da qualidade do serviço postal prestado à população.
Durante este período, serão realizadas várias concentrações e encontros com a população no Cartaxo, de modo a sensibilizar para a operação do serviço público postal, que o sindicato atribui à redução de trabalhadores e ao aumento da sobrecarga de trabalho.
O SNTCT critica também a redução pelo atual governo dos Indicadores de Qualidade de Serviço (IQS) de 24 para 7, uma medida do governo da AD que, segundo o sindicato, reflete uma intenção de reduzir o número de trabalhadores, o que impacta a qualidade do serviço com a sobrecarga de trabalho.
Locais e Dados das Concentrações
As concentrações estão marcadas para diferentes pontos do Cartaxo, sempre das 07h30 às 09h30:
- 8 de novembro – Avenida João de Deus
- 11 de novembro – Rua Batalhoz (com presença de Válter Ferreira, Coordenador da União dos Sindicatos do Distrito de Santarém)
- 12 de novembro – Largo Vasco da Gama
- 13 de novembro – Praça 15 de Dezembro
- 14 de novembro – Rua Serpa Pinto
- 15 de novembro – Avenida João de Deus
O sindicato e os trabalhadores alertam que a não admissão de novos funcionários e a constante sobrecarga de trabalho estão a prejudicar o serviço postal, comprometendo o atendimento às necessidades da população e a qualidade do serviço público no concelho e no país.