A Feira do Cavalo na Golegã é um dos eventos mais emblemáticos e aguardados de Portugal, reunindo tradição, cultura e a paixão equestre. Este ano, o evento trouxe um ambiente ainda mais acolhedor e sonoro, com o Largo do Arneiro e as ruas adjacentes repletas de cavaleiros, charretes e visitantes de várias partes do país e do mundo.
Veja a reportagem vídeo:
O cheiro das castanhas assadas, o som das conversas e risadas, e o movimento constante nas ruas da vila criam uma atmosfera vibrante, que um passado e o presente em celebrações.
Este ano, a área da feira foi ampliada com um novo terreno de 3.800 metros quadrados, adquirido pela Câmara Municipal com um investimento de 1,7 milhões de euros. Esta nova área abrigará 230 stands de venda e 27 espaços de restauração, trazendo mais conforto e melhor fluxo para os milhares de visitantes que a vila recebe durante o evento.
Muitas famílias aproveitam para trazer as crianças, enquanto outras gerações seguem a tradição de vestir trajes típicos e tirar o chapéu do baú especialmente para a feira. “O chapéu é essencial, uso o mesmo há 15 anos e só para este evento”, diz Alexandra Faustino, visitante fiel que este ano apresentou a festa à filha. Para muitos, como Alexandra, participar da feira é uma forma de preservar as tradições e registrar momentos passados na vila.
A Feira do Cavalo da Golegã segue até 11 de novembro, dia de São Martinho, encerrando-se com a presença habitual de milhares de visitantes. Após o evento, a vila retorna à sua tranquilidade habitual, com a promessa de que no próximo ano as tradições e a paixão equestre serão de volta com igual excitação.
Veja o vídeo da reportagem aqui
Muito boa reportagem. Gostei muito. Boa continuação.
Para a frente é que é caminho…
Um abraço