No próximo domingo, 17 de novembro de 2024, a Biblioteca Municipal de Alpiarça acolherá um evento marcante nas comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, com a exibição do documentário Aqueles que Ficaram (Em Toda a Parte Todo o Mundo Tem) , às 16h00 . Este documentário, realizado por Marianela Valverde e Humberto Candeias e produzido pela Associação Clandestina, traz os relatos de cinco alpiarcenses sobre a repressão vívida durante a ditadura, lembrando a importância da liberdade e da democracia.
O documentário foca-se nas histórias emocionantes dos alpiarcenses Amilcar do Vale, Francisco Galiza, Emília Tendeiro, Américo Abalada e Manuel Colhe, que se contam entre os 28 testemunhos de antifascistas oriundos de várias localidades do centro do país, que partilham experiências de vida marcadas pelas privações e silêncios impostos pelo regime do Estado Novo.
A sessão irá decorrer no Auditório Mário Feliciano, com entrada gratuita, e promete trazer uma visão profunda sobre as lutas pessoais e sociais da época, especialmente relevante para as gerações mais jovens.
5.ª edição dos Jogos Florais de Alpiarça
Antes da exibição, será lançada a 5ª edição dos Jogos Florais de Alpiarça, convidando participantes de todas as idades a submeterem trabalhos em poesia, fotografia e ilustração. As candidaturas podem ser entregues até 31 de março de 2025, e os vencedores serão premiados com cartões FNAC numa cerimónia pública no dia 25 de abril de 2025.
Exposição de Arte Contemporânea ‘Viagem, Viagem’
Ainda no âmbito das comemorações, a Casa dos Patudos – Museu de Alpiarça inaugura, no sábado, 16 de novembro, a exposição internacional de arte contemporânea Voyage, Voyage – Viagem, Viagem , com curadaria de Genoveva Oliveira. Patente até 9 de janeiro de 2025, a exposição inclui trabalhos em fotografia, pintura, escultura, cerâmica, têxtil e joalharia contemporânea, de vários artistas.