No próximo dia 19 de novembro, os municípios de Abrantes, Alcanena, Santarém e Tomar, que integram a rede Artemrede, vão unir-se a outras autarquias no Convento dos Capuchos, em Almada, para a assinatura do Compromisso Cultura 2030. Este documento estabelece compromissos essenciais para o desenvolvimento cultural e a promoção de valores que visam uma cultura inclusiva e acessível a todos.
O Compromisso Cultura 2030, que se estrutura em torno de três eixos – Democracia e Direitos, Territórios e Comunidades, e Governança Democrática – assume o direito à participação cultural como um direito humano fundamental. Durante o Fórum Político da Artemrede, onde o documento será assinado, o sociólogo Pascal Gielen apresentará uma palestra sobre o papel dos bens comuns culturais na construção da confiança social e política. Segundo Gielen, espaços como teatros, escolas e museus são cruciais para fortalecer o tecido social urbano.
Além disso, uma mesa-redonda com figuras como Carlos Moedas (Lisboa), Inês de Medeiros (Almada), Francisco Jesus (Sesimbra) e Ana Umbelino (Torres Vedras) discutirá os desafios atuais para os compromissos culturais reforçados.
A Artemrede, rede de cooperação cultural criada em 2005, promove o intercâmbio entre municípios de diferentes escalas e contextos, com um foco especial nas especificidades de cada território. Composta por 17 municípios, incluindo quatro do distrito de Santarém, esta rede trabalha para apoiar a criação artística, a programação cultural e o desenvolvimento de políticas culturais mais abrangentes e inclusivas.