O escritor Samuel F. Pimenta, natural de Alcanhões, Santarém, acaba de lançar o seu mais recente livro de poesia, intitulado Gérmen, sob a chancela da Poética Edições. A obra reúne 36 poemas inéditos, além de uma seleção de textos das suas publicações anteriores, alguns já fora de circulação.
Em Gérmen, o autor explora temas recorrentes na sua carreira, como questões políticas, mitologia e natureza, oferecendo uma representação profunda do seu percurso literário de 15 anos. A obra será apresentada no dia 23 de novembro, na Sala de Leitura Bernardo Santareno, em Santarém, pelas 15h30, com José Raimundo Noras a cargo da apresentação.
Com 34 anos e uma trajetória marcada por prémios, entre os quais o Prémio Jovens Criadores 2012 e o Prémio Literário Glória de Sant’Anna, Samuel F. Pimenta é reconhecido tanto em Portugal como no estrangeiro.
Neste momento, dinamiza a rubrica de poesia Um poema como um sopro na RDP África, no programa Escrever na Água. Integra, ainda, diversas associações e coletivos, como o PEN Clube Português, a Academia Galega da Língua Portuguesa, o coletivo PROMETEU e a Associação Vaca Magra. Além da literatura, faz collage e dedica-se à promoção dos direitos LGBTQIA+, dos direitos humanos e dos direitos da Terra.