A época da Black Friday, aguardada por muitos consumidores em Portugal, tem-se tornado também um momento de reflexão sobre o consumo excessivo. Um estudo recente da Wallapop, plataforma de compra e venda de produtos reutilizados, revelou que 70% dos portugueses admitem utilizar menos do que esperavam os artigos comprados durante esta campanha de descontos.
Embora a tradição de aproveitar os grandes descontos da Black Friday se mantenha, com 76% dos portugueses a confirmarem que adquiriram pelo menos um produto na edição do ano passado, este ano, 37% dos consumidores planeiam evitar as compras nesta data, e apenas 16 % têm intenção de comprar quatro ou mais produtos.
A prática de adquirir produtos reutilizados parece estar ganhando terreno. Em média, os portugueses decidiram comprar dois produtos em segunda mão na Black Friday deste ano. A Wallapop aponta ainda que 83% dos consumidores em Portugal já incorporaram o hábito de comprar e vender artigos de segunda mão, motivados tanto por razões económicas como ambientais. A sustentabilidade tornou-se um foco essencial para 80% dos consumidores, refletindo uma mudança de mentalidade.
O estudo revela que, ao venderem os produtos comprados na Black Friday que acabaram por não utilizar, os portugueses poderiam ganhar cerca de 84 euros, sendo vestuário, smartphones e livros os itens mais frequentemente revendidos. Curiosamente, são também estes os artigos mais procurados em segunda mão, com os smartphones a liderarem o interesse, seguidos de roupas e livros.
A Wallapop destaca como principais vantagens de optar pela compra e venda de produtos reutilizados durante a Black Friday:
- Recuperar dinheiro – Cerca de 74% dos portugueses compartilham vender itens que já não utilizam para financiar nas suas próximas compras, e 27% dos jovens fazem-no regularmente.
- Preços mais baixos – A plataforma calcula que os utilizadores poupam, em média, 362 euros por ano ao optar pela reutilização.
- Consumo sustentável – Em 2023, a reutilização de produtos na Wallapop evitou mais de 524 mil toneladas de emissões de CO2, o consumo de 20 mil milhões de litros de água e a utilização de 22 mil toneladas de plástico e 84 mil toneladas de metal.
Para uma experiência de Black Friday mais consciente e segura, a Wallapop sugere que os consumidores definam um orçamento, evitem compras impulsivas através de listas de desejos e realizem transações em plataformas seguras. A Wallapop oferece ainda a funcionalidade “Wallet” para ajudar a gerenciar os gastos.
A Wallapop, fundada em Barcelona e presente em Portugal desde 2013, conta com 19 milhões de utilizadores mensais. Com um forte compromisso com o consumo consciente, a plataforma pretende criar um ecossistema sustentável e seguro para a compra e venda de bens de consumo reutilizados.