A 6.ª edição do FÓS – Festival de Órgão de Santarém, que decorre até 1 de dezembro, promete continuar a encher de música várias igrejas da região, trazendo recitais que consolidam este evento no panorama nacional dos festivais de música antiga. Este ano, o FÓS apresenta uma novidade que aproxima a música de órgão das comunidades locais com o programa “À Volta do FÓS”, uma iniciativa que levará recitais a igrejas das vilas do concelho: Alcanhões, Alcanede, Pernes, Tremês e Vale de Santarém.
Neste fim de semana, o ciclo de recitais, intitulado “Organalis – Ciclo de Órgão”, vai percorrer cinco localidades.
A Igreja Paroquial de Tremês recebe a organista Rute Martins, na sexta-feira, 15 de novembro, a partir das 21h30, para um concerto a solo.
No sábado, 16 de novembro, Lídia Correia atuará a solo na Igreja Matriz de Alcanede, às 15h30, seguida de José Davide Pereira de Barros, que tocará na Igreja da Misericórdia de Pernes, às 21h30.
No domingo, 17 de novembro, o ciclo prossegue com Marta Cruz na Igreja Paroquial de Alcanhões, às 11h30, e David Paccetti na Igreja Nossa Senhora da Expectação, no Vale de Santarém, às 15h00, encerrando o programa do fim de semana.
Organizado pelo Município de Santarém em parceria com a Diocese de Santarém e a Santa Casa da Misericórdia, o FÓS tem-se afirmado como um dos mais prestigiados festivais de órgão em Portugal, atraindo um público apaixonado pela música antiga e fortalecendo a identidade cultural da região. A iniciativa “À Volta do FÓS” permite descentralizar o festival, promovendo a aproximação do público das vilas do concelho à riqueza da música de órgão.