O Município de Torres Novas concluiu a instalação de 75 balizas flexíveis em forma de lápis junto a várias escolas do concelho, numa medida que visa aumentar a segurança rodoviária nas zonas escolares. As balizas foram colocadas junto à Escola Secundária Maria Lamas, à Escola E.B. 2/3 Manuel de Figueiredo, à Escola E.B. 2/3 Dr.º António Chora Barroso e ao Centro Escolar São Gião, numa intervenção que envolveu um investimento de 5.996,25 euros (IVA incluído), adjudicado à empresa Habidom – Sinalização Rodoviária, Lda.
Este equipamento de segurança, que se destaca pela sua forma de lápis, cria um ambiente diferenciado e alerta os condutores para a proximidade de uma área escolar, promovendo a atenção e a redução de velocidade, além de inibir o estacionamento indevido sobre os passeios.
As balizas são fabricadas em poliuretano com bandas refletoras, permitindo que se dobrem facilmente ao serem atingidas e retornem rapidamente à posição original. Altamente resistentes ao impacto e a condições climáticas extremas, estas balizas contam com certificação CE e oferecem uma abordagem visualmente atrativa para proteção das áreas escolares.
A instalação foi realizada diretamente pelo município e integra um sistema de fixação ao pavimento que facilita a substituição das balizas, caso necessário, assegurando a sua durabilidade e manutenção no reforço contínuo da segurança das zonas escolares em Torres Novas.