O Instituto Superior de Gestão e Administração de Santarém (ISLA) acaba de anunicar a decisão do Conselho de Ministros de 14 de novembro, que aprovou o Decreto-Lei que altera a sua natureza para instituto politécnico, passando a denominar-se ISLA Santarém – Instituto Politécnico. A medida é recebida com entusiasmo, especialmente no ano em que a instituição celebra os seus 40 anos de existência.
Domingos Martinho, diretor do ISLA – Santarém, considera esta decisão um marco fundamental para o desenvolvimento da escola. “É a melhor notícia que podíamos receber nesta reta final da celebração dos 40 anos da nossa escola. É a concretização de uma ideia e de uma estratégia pensadas há muito e focadas numa decisão necessária para o desenvolvimento da escola”, afirmou, sublinhando que a mudança permitirá ao ISLA continuar a sua missão de excelência no ensino, tanto em Santarém como na região envolvente. A ocasião é ainda marcada pela aprovação da licenciatura em Engenharia Informática, ampliando a oferta formativa da instituição.
Criação de duas novas escolas
A transformação para instituto politécnico inclui a criação de duas novas escolas – a Escola Superior de Gestão e a Escola Superior de Engenharia e Tecnologia – que consolidarão o ISLA Santarém como Universidade Politécnica no contexto europeu.
Com mais de 1.500 alunos atualmente, dos quais 320 são estrangeiros provenientes de países lusófonos e europeus, o ISLA tem registado um crescimento notável, multiplicando por cinco o número de estudantes na última década.
Esta nova fase representa um avanço significativo para o ISLA Santarém, reforçando a sua posição como uma referência no ensino superior da região, e abrindo novas oportunidades para os seus estudantes e para o desenvolvimento académico e profissional de Santarém e arredores.