O município de Abrantes apresentou, na reunião de 19 de novembro, o orçamento de 62 milhões de euros para 2025, o maior da sua história, representando um crescimento de 11 milhões face a 2024. As Grandes Opções do Plano para 2025-2029 também foram aprovados por maioria, com os votos elaborados do PS e votos contra do PSD e do movimento ALTERNATIVAcom, e seguintes agora para discussão na Assembleia Munic
Do montante global, 15,6 milhões de euros destinam-se ao Plano de Atividades Municipal, um aumento de 8% face a 2024, e 21,8 milhões de euros ao Plano Plurianual de Investimentos, que terá um reforço de 33%. O orçamento reflete uma política de “contas certas”, apostando na sustentabilidade e sem rigor, com foco na habitação, educação, saúde e requalificação urbana.
Entre os projetos previstos destacam-se a construção de 64 apartamentos a custos controlados, a conclusão do Cine-Teatro São Pedro, a criação da Unidade de Saúde Familiar Norte e a segunda residência de estudantes em Abrantes. Adicionalmente, estão previstos apoios significativos às 13 freguesias do concelho, com 1,3 milhões de euros para contratos interadministrativos.
Para o presidente da Câmara Municipal, Manuel Jorge Valamatos, este orçamento é “extraordinário” e possibilitado pelo acesso aos fundos comunitários do Portugal 2030 e pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
Política fiscal sem alterações para 2025
A política fiscal mantém-se inalterada, com o IMI fixado em 0,4% e deduções consoante o número de dependentes, além da autorizada de Derrama para empresas com faturação inferior a 150 mil euros. As medidas visam apoiar famílias e empresas, mantendo a estabilidade
O orçamento demonstra o compromisso da autarquia em promover o desenvolvimento e melhorar a qualidade de vida dos municípios, garantindo simultaneamente uma gestão financeira sustentável.