A Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo apresentou os resultados da iniciativa “Roteiros do Investimento do Alentejo e Ribatejo” que reúne as conclusões da iniciativa que identificou e avaliou económica e financeiramente, oportunidades de investimento turístico, em imóveis públicos, nos municípios do Alentejo de Campo Maior, Portalegre, Avis, e do Ribatejo de Alpiarça, Santarém e Coruche.
Os Roteiros do Investimento Turístico do Alentejo e Ribatejo foram apresentados esta segunda-feira, 20 de novembro, num hotel em Lisboa, numa iniciativa que reuniu investidores de grandes grupos hoteleiros e os presidentes das câmaras de Alpiarça, Coruche, Santarém e da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo (ERT). O evento destacou oportunidades de investimento em imóveis públicos nos municípios de Campo Maior, Portalegre e Avis, no Alentejo, e Alpiarça, Coruche e Santarém, no Ribatejo.
O Mais Ribatejo acomapnhou o evento e fez entrevistas exclusivas, com os presidentes de câmara Sónia Sanfona (Alpiarça), Francisco Oliveira (Coruche), João Leite (Santarém) e o presidente da ERT, José Santos.
Um projeto estratégico para o interior
A iniciativa, coordenada por Gonçalo Rebelo de Almeida, da consultora RA Consulting, foi desenvolvida ao longo de meses com o objetivo de identificar e avaliar oportunidades turísticas em imóveis públicos, promovendo o equilíbrio entre o litoral e o interior. “O trabalho minucioso realizado com os municípios, aliado à informação detalhada apresentada aos investidores, é um passo essencial para materializar projetos concretos que valorizem o património local”, afirmou José Santos no evento.
Assista à entrevista completa com José Santos no nosso canal de YouTube.
Propostas diferenciadoras no Ribatejo
- Sónia Sanfona, presidente da Câmara de Alpiarça, destacou o projeto de reconversão do Instituto do Vinho e da Vinha em unidade hoteleira temática e a requalificação do parque de campismo com um enfoque inovador. “Queremos criar uma oferta que complemente o nosso rico património natural e cultural”, afirmou. Veja a entrevista no YouTube.
- Francisco Oliveira, de Coruche, apresentou o projeto para um hotel sustentável com 47 quartos, que será edificado num terreno municipal. “Estamos a apostar na sustentabilidade e na valorização dos produtos identitários do Ribatejo”, destacou o autarca. Veja as declarações completas no YouTube.
- João Leite, presidente de Santarém, salientou a importância da reabilitação de edifícios históricos como a Escola Prática de Cavalaria e o Presídio Militar. “A procura turística em Santarém está a crescer a dois dígitos, e estas unidades hoteleiras vão reforçar a nossa capacidade de resposta”, disse. Veja o vídeo da entrevista no YouTube.
Alentejo reforça atratividade com turismo patrimonial
Nos municípios alentejanos, as propostas incluem a reabilitação de edifícios históricos para criar alojamentos de alto padrão, com foco na autenticidade e sustentabilidade. Campo Maior, Portalegre e Avis destacaram o valor do património cultural como motor de desenvolvimento económico e turístico.
Investidores atentos
A sessão contou com a participação de uma dúzia de investidores de grupos hoteleiros, que mostraram interesse em explorar as oportunidades apresentadas. Para José Santos, este é “um marco importante para atrair investimento de qualidade e dinamizar a economia local”.
Os vídeos das entrevistas exclusivas podem ser vistos no canal de YouTube do Mais Ribatejo, trazendo uma visão direta dos protagonistas sobre o impacto deste projeto inovador.
👉 Assista a todos os vídeos e conheça mais detalhes em maisribatejo.pt.