No próximo dia 7 de dezembro, Almeirim será a dinamizadora de uma ação solidária e gastronómica única: a Sopa da Pedra Solidária – De Norte a Sul. Este evento, promovido pela Confraria Gastronómica de Almeirim, contará com a participação de várias confrarias gastronómicas de todo o país, unindo tradições e solidariedade em torno de uma das iguarias mais emblemáticas de Almeirim, a Sopa da Pedra.
O evento estender-se-á de norte a sul de Portugal, com a participação das seguintes confrarias:
- Confraria da Pedra em Vila Nova de Gaia
- Confraria do Cultivo de Arroz em Estarreja
- Confraria do Arroz Doce em Coimbra
- Confraria Gastronómica da Amadora
- Confraria Gastronómica do Alentejo em Évora
- Confraria dos Gastrónomos do Algarve em Portimão
Em Almeirim, uma iniciativa será coordenada pela própria Confraria Gastronómica de Almeirim, num esforço conjunto que tem como objetivo promover a gastronomia tradicional portuguesa e, ao mesmo tempo, ajudar quem mais precisa.
“Uma tradição que aquece corações”
Sob o lema “Uma tradição que aquece corações”, esta ação solidária pretende angariar fundos e apoio para causas sociais, reforçando os laços de união e cooperação entre regiões, num gesto que combina gastronomia, cultura e solidariedade.
O Presidente da Câmara Municipal de Almeirim, Pedro Ribeiro , sublinhou a importância da iniciativa: “Este evento é mais do que um símbolo da nossa gastronomia, é uma oportunidade de estarmos todos unidos em prol de uma causa maior, ajudando quem mais precisa enquanto valorizamos o que de melhor temos: as nossas tradições.”
O evento conta com o apoio de parceiros como a Sumol+Compal , Alcides Catroga Cutelarias , entre outros.
Um convite para participação
A “Sopa da Pedra Solidária” promete aquecer não apenas as mesas, mas também os corações, sendo um convite aberto a todos para se juntarem a esta celebração de solidariedade e identidade gastronómica no dia 7 de dezembro.