O cirurgião Luís Ferreira, da Unidade Local de Saúde da Lezíria (ULS Lezíria), foi distinguido esta sexta-feira, 22 de novembro, com uma medalha de mérito pela Ordem dos Médicos, durante o Congresso da Ordem. Esta homenagem reconheceu 19 médicos e médicas que se destacaram pela sua dedicação, competência e excelência na melhoria da saúde em Portugal.
Um percurso de excelência na saúde
Nascido em Coruche, a 6 de fevereiro de 1961, Luís Ferreira licenciou-se em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa. Desde o início da sua carreira, em 1986, no Hospital Distrital de Santarém (HDS), construiu um percurso profissional notável, culminando como assistente graduado sénior em 2018.
Especialista em Cirurgia Geral desde 1996, Luís Ferreira assumiu múltiplas funções de liderança no HDS, incluindo:
- Coordenação da Emergência Interna e da VMER (2005-2017);
- Direção do Centro de Referência em Oncologia do Cancro do Reto (2016-2024);
- Direção do Serviço de Cirurgia Geral (2022-2024).
Reconhecido pela sua experiência em abordagens minimamente invasivas, como laparoscopia, TAMIS e TaTME, o cirurgião tem-se dedicado nos últimos anos à oncologia colorretal, sendo esta a principal área do seu trabalho clínico.
Formador e referência na área médica
Além da sua prática clínica, Luís Ferreira tem desempenhado um papel crucial na formação de novos médicos, como tutor de Cirurgia Geral de Internos do Internato Geral/Ano Comum e do Internato Complementar de Cirurgia Geral.
Reconhecimento e impacto na ULS Lezíria
A Unidade Local de Saúde da Lezíria congratula-se com esta merecida distinção, que reflete o impacto do trabalho do Dr. Luís Ferreira na qualidade dos cuidados de saúde na região.
Esta homenagem sublinha o contributo inestimável de Luís Ferreira para o desenvolvimento da saúde em Portugal e reforça o seu legado como um dos profissionais de referência na área da Cirurgia Geral.