Sexta-feira, Dezembro 13, 2024
InícioCultura & lazerFestival de Órgão de Santarém despede-se com um fim-de-semana de intensa programação
banner-viver-santarem-boas-festas-natal-2024

Festival de Órgão de Santarém despede-se com um fim-de-semana de intensa programação

A 6ª edição do FÓS – Festival de Órgão de Santarém entra na reta final no próximo fim-de-semana. O evento anual que colocou Santarém no mapa do circuito dos festivais de música antiga realizados em Portugal, despede-se, entre sexta-feira, 29 de novembro, e domingo, 1 de dezembro, com uma programação intensa em várias igrejas do centro histórico da cidade.

Na Catedral de Santarém realiza-se, na noite de sábado, um Concerto Scalabitano, que constitui um dos maiores eventos do FÓS 2024, juntando música de órgão histórico, dança e poesia.

Na Capela Dourada há mais um Concerto Histórico na tarde de sábado, dia em que Afonso Torres, organista residente do FÓS 2024, orienta uma última conversa didática e ainda se apresenta para mais um recital no órgão histórico existente na Igreja de Nossa Senhora da Piedade.

A música de órgão vai ainda acompanhar a projeção de um filme mudo Igreja da Misericórdia na sexta-feira, enquanto no último dia haverá uma Missa Dominical na Catedral de Santarém. O derradeiro evento do FÓS 2024 acontece com o Concerto Liberdade na tarde de domingo, na Igreja de Marvila.

O FÓS 2024 teve início no passado dia 10 de novembro, aproveitando o facto de Santarém ser um espaço único a nível nacional, ao reunir na área do seu centro histórico um maior número de órgãos em boas condições de funcionamento. Mais uma vez, o FÓS, este ano com direção artística de Rui Paulo Teixeira, foi organizado pelo Município de Santarém, em parceria com a Diocese de Santarém e a Santa Casa da Misericórdia.

Adam Tabajdi
Adam Tabajdi

Masterclass – No Órgão Histórico

Na tarde de sexta-feira, 29 de novembro, pelas 15h00, a Igreja da Misericórdia recebe uma Masterclass – No Órgão Histórico, para pianistas e amantes de música, com o húngaro o Ádám Tabajdi responsável pela conversa que se vai desenvolver dedicada ao tema.

Concerto Master – Música e cinema

Na mesma data, na mesma Igreja da Misericórdia, a partir das 21h30, tem lugar um Concerto Master – Solo Tabajdi, onde o músico húngaro vai acompanhar com música de órgão histórico a projeção de um filme com o apoio do Cineclube de Santarém

Afonso Torres, organista residente FÒS 24
Afonso Torres, organista residente FÒS 24

Afonso Torres, organista residente do FÓS 2024

Sábado, 30 de novembro, tem lugar uma última conversa didática óH! Tubos, Teclas e Música, pelas 12h30, na Igreja de São Nicolau, com coordenação de Afonso Torres. O organista residente do FÓS 2024 apresenta-se para um recital ainda no mesmo sábado, 30 de novembro, a partir das 15h00, no órgão histórico existente na Igreja de Nossa Senhora da Piedade.

Afonso Torres, natural de Paredes, frequenta a classe de Órgão no Conservatório Superior de Paris. Aos 15 anos, ingressou no Conservatório do Porto e iniciou em 2018 a licenciatura na Universidade HfMT, em Hamburgo, Alemanha. Em 2023 aprofundou durante um ano o seu conhecimento do repertório organístico francês em Toulouse. Em 2021 ganhou o segundo prémio no XV Concurso Internacional Gottfried-Silbermann, em Freiberg, também na Alemanha, e tem sido convidado a tocar em festivais de renome e em alguns dos mais importantes órgãos históricos mundiais.

Concerto histórico no Festival de Órgão de Santarém
Capela Dourada

Concertos Históricos na Capela Dourada

Conhecida como Capela Dourada, a Capela da Venerável Ordem Terceira de São Francisco, contígua à igreja do Hospital de Jesus Cristo, é dos mais emblemáticos monumentos da cidade que passou a integrar a programação do FÓS. Na tarde de sábado, 30 de novembro, pelas 16h30, realiza-se mais um Concerto Histórico, desta vez com o Musurgia Ensemble, destinado a divulgar a música instrumental (original e adaptada) dos séculos XVI e XVII, proveniente do espólio musical da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra.

Musurgia Ensemble, Concerto Histórico, Capela Dourada
Musurgia Ensemble, Concerto Histórico, Capela Dourada

O Musurgia Ensemble, sob a direção artística de Helder Sousa e João Francisco Távora, é um grupo especializado na interpretação de música instrumental dos séculos XVI, XVII e XVIII. Desde a sua fundação, em 2020, o agrupamento tem se apresentado em concerto com uma formação instrumental variável e, por vezes, em parceria com grupos como O Bando de Surunyo e o Quarto Tom Ensemble. Na sua atividade recente destaca-se o projeto ‘Solfa tangida, Solfa cantada’, desenvolvido em parceria com o projeto Mundos e Fundos do Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da Universidade de Coimbra, com um programa de música instrumental e outro com música para as vésperas do Corpus Christi, através de fontes musicais dos séculos XVI e XVII provenientes do Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra. Em 2024, o Musurgia Ensemble participou no Festival ‘Além Mar’ (Açores) e prepara-se para participar das próximas edições do FÓS – Festival de Órgão de Santarém e Cáster Antiqua – Festival de Música Antiga de Ovar. No campo do teatro e ópera participou em 2023 na produção da ópera Dapnhiset Églé, de J.-Ph. Rameau, que teve lugar no Teatro Diogo Bernardes, em Ponte de Lima, e irá produzir em 2025 o Auto do Fidalgo Aprendiz (1665) de Francisco Manuel de Melo. Em 2025 prepara-se para a realização do projecto discográfico ‘Ad vesperas – música para as vésperas solenes do Corpus Christi’ em parceria com o Quarto Tom Ensemble.

Concerto Scalabitano na Catedral de Santarém

Na noite de sábado, 30 de novembro, partir das 21h30, realiza-se o Concerto ScalabitanoFamília, na Catedral de Santarém que será palco de um dos maiores eventos do FÓS 2024, com a atuação de Sílvio Vicente no órgão, numa performance multidisciplinar que envolve música de órgão histórico, dança e poesia. Conta com o apoio do Círculo Cultural Scalabitano, nomeadamente da sua Academia de Dança, com direção de Encarnação Noronha & Mafalda Murta, e do Veto Teatro Oficina do Círculo Cultural Scalabitano.

Sílvio Vicente
Sílvio Vicente

Sílvio Vicente é organista do Santuário de Fátima desde 2009, compositor e diretor artístico do ensemble vocal profissional Auri Voces desde 2012. É Mestre em Música pelo Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro, onde defendeu a dissertação ‘Louis Vierne – Do estudo da narrativa musical à performance do seu legado para Órgão’, sob a orientação científica de António Mota. Além da vertente técnica, interpretação e improvisação neste instrumento, estudou também Composição com Isabel Soveral e Direção coral e de orquestra com António Vassalo Lourenço. Tendo iniciado o seu percurso musical aos oito anos, foi admitido, em 2001, na Escola de Música do Santuário de Fátima, na classe de Órgão de Nicolas Roger.

No ano de 2010, participou num estágio intensivo sobre técnicas de construção e manutenção de Órgãos, em Barcelona, na oficina Gerhard Grenzing. Tem participado em diversas Master-Classes de aperfeiçoamento orientadas por diversos organistas internacionais, como Montserrat Torrent, Juan de la Rubia, Franz Josef Stoiber e Johann Vexo.

Paralelamente à sua atividade de organista, é também compositor e maestro. Em 2012, fundou o ensemble vocal Auri Voces, formação dedicada à interpretação de música contemporânea. Além do conjunto de obras instrumentais que assinou, para este ensemble compôs várias obras, algumas de temática sacra, a cappella.

 

O Ballet da Academia de Dança e Expressão Corporal do Círculo Cultural Scalabitano regista já, uma longa existência. Principiou a sua actividade em Outubro de 1955. Em 1986, regressou ao Círculo Cultural Scalabitano, onde tinha iniciado os seus estudos, a bailarina, professora Encarnação Noronha que dá um novo impulso à Academia de Dança, provocando um aumento significativo de novas adesões à prática desta disciplina das artes, que é o Bailado. Atualmente as classes de bailado contam com mais de uma centena de alunas. Anualmente são submetidos a exames e audições da Royal Academy of Dance, a prestigiada academia inglesa, após seleção pela responsável pedagógica, Encarnação Noronha, membro registado da RAD e Vítor Murta, também membro registado da referida academia.Para além dos programas da Royal Academy of Dance (Graus e Vocacionais), dedicados à aprendizagem do Ballet (Técnica de Dança Clássica), a ADEC oferece ainda Dança Contemporânea para mais de 12 anos, e Ballet para Adultos.

 

O Veto Teatro Oficina nasceu em outubro de 1969, quando ex-alunos do professor Carlos de Sousa deram força a um projeto, começando por representar teatro para crianças, aos domingos de manhã. Espetáculos com entradas gratuitas, no Teatro Taborda a que se seguiam representações em itinerância. É nesta altura que surgem, no Círculo Cultural Scalabitano, pela segunda vez os palhaços, interpretados agora por António Júlio e Carlos Oliveira, o Pantufa e o Farófias. Até maio de 1973, viveu-se um período de grande entusiasmo, sendo montadas 12 peças de teatro para crianças, apesar das muitas dificuldades e da total falta de apoio oficial, próprio da época que se vivia. A 5 de Julho de 1973, o grupo assume o nome de Veto Teatro Oficina, estreou-se um espectáculo de grande ousadia política. Um ano mais tarde, houve conhecimento do processo instaurado pela polícia política (PIDE) e das graves consequências que nos atingiriam em Maio, se não tivesse acontecido a alvorada de Abril de 1974.  O Veto foi fundador da APTA – Associação Portuguesa de Teatro de Amadores, da ARSTA – Associação Regional de Santarém de Teatro de Amadores, do CPTIJ – Centro Português de Teatro para a Infância e a Juventude, instância que juntava actores profissionais e amadores. As produções do Veto puderam ser vistas em países como os Estados Unidos, Republica Checa, Inglaterra, França, Finlândia, Espanha e Brasil.

Schola Cantorum Missa Dominical, Catedral de Santarém
Schola Cantorum Missa Dominical, Catedral de Santarém

Missa Dominical na Catedral de Santarém

No último dia da VI edição do FÓS, 1 de dezembro, a Catedral de Santarém, recebe uma Missa Dominical, a partir das 11h00, com acompanhamento musical proporcionado pelo coro Schola Cantorum da Catedral de Santarém, com direção do organista David Paccetti Correia.

A Schola Cantorum da Catedral de Santarém (SCCS) foi fundada em agosto de 2012, sendo uma escola de música composta pelas secções de pequenos cantores, cantores profissionais e coralistas adultos não profissionais.

Desempenha a tarefa de realizar acompanhamento na Sé de Santarém, de assegurar os serviços musicais solenes. Participou nos congressos internacionais de Pueri Cantores em Paris, em 2014, e Roma, em 2015.Lideroua constituição da Federação Portuguesa de Pueri Cantores, em 2015. A SCCS é um projeto da Paróquia do Divino Salvador – Sé e da Câmara Municipal de Santarém e funciona em parceria com o Conservatório de Música de Santarém. Tem como director o Padre Joaquim Ganhão, e como director artístico e organista titular David Paccetti Correia, e maestrina principal Rosário Correia e maestro adjunto Miguel La Feria.

Orquestra de Sopros de Ourém, Igreja Nossa Senhora de Marvila
Orquestra de Sopros de Ourém, Igreja Nossa Senhora de Marvila

Concerto Liberdade encerra FÓS 2024

A 6ª edição do FÓS — Festival de Órgão de Santarém despede-se na tarde de domingo, 1 de dezembro, com o Concerto Liberdade, que decorre na Igreja Nossa Senhora de Marvila, a partir das 16h30. O encerramento fica a cargo do organista FÓS 2024, Afonso Torres, com um concerto de órgão solo, acompanhado pela Orquestra de Sopros de Ourém, tudo sob a direção de Alberto Roque.

 

A Orquestra de Sopros de Ourém é uma das valências da Academia de Música Banda de Música de Ourém (AMBO), com estreia em 1985. Apresenta-se em concerto por todo o país, tendo também realizado alguns concertos no estrangeiro: França (1998 e 2017), Espanha (2002, 2003, 2008 e 2012), Grécia (2020) e nos Países Baixos (2022). Ao nível discográfico, estreou e gravou com o Chorus Auris a obra Apollinis de Jorge Salgueiro. Gravou também os CDs Despertar dos Sons (2003) e Sons dos Ventos (2010). No âmbito da sua participação em concursos, destaca-se a participação no World Music Contest Kerkrade (2022), o mais prestigiado concurso mundial para orquestras de sopros, tendo alcançado um notável 6º lugar na sua categoria, destacando-se a obtenção de um prémio especial atribuído pelo júri designado de ‘prémio para uma promessa musical ou por realizações musicais notáveis’. Em projetos recentes, destacam-se a ‘Ópera para Todos’ (2019, 2020 e 2023), o projeto artista emergente com o violoncelista Fernando Costa (2021), o concerto sinfónico com a Banda de folk-rock Quinta do Bill (2021), o bel-canto operático e o teatro musical com Sofia Escobar e Carlos Cardoso (2023), o Blues como pianista Mário Laginha (2023).

 

O Maestro Alberto Roque iniciou os seus estudos musicais na SAMP, Pousos – Leiria, onde atualmente integra a direção pedagógica da Escola de Artes e leciona saxofone e classes de conjunto. É Licenciado em Direcção de Orquestra pela Academia Nacional Superior de Orquestra e obteve o grau de Perfectionnement, na classe de Direcção de Orquestra do Maestro Jean-Sébastien Béreau, no Conservatório de Dijon (França) e é detentor do ‘Título de Especialista’ em Música na área da Direcção, conferido pelos Politécnicos de Lisboa, Porto e Castelo Branco. Em 1998 foi-lhe atribuído o primeiro prémio do Concurso Internacional Fundação Oriente para Jovens Chefes de Orquestra.

Entre 2004 e 2021, foi maestro titular da Orquestra de Sopros da Escola Superior de Música de Lisboa (ESML) e diretor artístico da Camerata de Sopros Silva Dionísio, assumindo também a coordenação e docência da Licenciatura em direção de Orquestra de Sopros. Atualmente é docente e coordenador da Pós-Graduação em Direção de Bandas e Ensembles de Sopros da ESECS no Instituto Politécnico de Leiria. É diretor artístico e maestro titular do Ensemble de Sopros da AFCL com o qual gravou música para sopros de L. V. Beethoven, AlfredReed e SergeLancen estando esses registos disponíveis em diversas plataformas digitais.

Como maestro convidado dirigiu já diversas orquestras e bandas sinfónicas nacionais e internacionais tais como Orquestra Metropolitana de Lisboa, Filarmonia das Beiras, Orquestra do Algarve, Orquestra Clássica da Madeira, Banda Sinfónica Portuguesa, Orquestra Regional Lira Açoriana, Banda Sinfónica de Madrid, Israel National Youth Wind Orchestra, Blasorchester Südwind, entre outras. Dirigiu também vários solistas originários de países como Suécia, EUA, França, Espanha, Portugal e Reino Unido, tendo trabalhado com Roger Hodgson, antigo vocalista do grupo Supertramp. Desde 2016 integra o corpo docente da Sherborne School of Music. Exerce funções de diretor Musical e saxofonista nos ‘Concertos para bebés’ da companhia Musicalmente.

 

Todas as atividades que integram a programação da 6ª edição do FÓS — Festival de Órgão de Santarém são de entrada livre.

O programa integral do FÓS 2024 pode ser consultado na internet AQUI

 

Receba a newsletter com as notícias do Ribatejo

 Mantemos seus dados privados. Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

Deixe o seu comentário

por favor, escreva o seu comentário
Por favor, escreva aqui o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Também pode ler

Subscreva a newsletter

Receba as notícias do dia do jornal Mais Ribatejo diretamente na sua caixa de email.

pub

Artigos recentes

pub
pub

Comentários recentes

pub
pub
banner-aguas-ribatejo
pub
banner-união-freguesias-cidade-santarem
pub