O Município de Santarém atribuiu, no passado dia 27 de novembro, 10 mil euros a duas Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) e a uma escola, durante uma cerimónia realizada no Salão Nobre dos Paços do Concelho. A iniciativa integra a Campanha “Este Natal, Compre Local” e foi marcada também pela entrega dos prémios do concurso de logótipos da campanha, que contou com 600 trabalhos apresentados por alunos do 1.º ciclo do concelho.
A vencedora do concurso foi Constança Moita, da EB1 do Vale de Santarém, que garantiu que um terço do valor total fosse atribuído à sua escola. O Lar de Santo António e a Associação dos Familiares e Amigos de Doentes Psicóticos (A FARPA) foram as IPSS sorteadas através de uma aplicação digital para receberem os restantes dois terços do montante.
Reconhecimento e impacto no comércio local
Na cerimónia, João Teixeira Leite, presidente da Câmara Municipal de Santarém (CMS), destacou a importância da campanha, que envolve as divisões de Desenvolvimento Económico, Educação e Juventude, e Ação Social do município. O autarca salientou ainda o impacto dos vouchers da campanha, que permitem um investimento direto de 150 mil euros no comércio local, com um efeito multiplicador estimado em 300 mil euros.
“A escola é o melhor sítio para adquirir as ferramentas necessárias para abraçar o futuro com sucesso. Estimem os vossos professores, pois são pilares fundamentais da nossa sociedade”, incentivou João Teixeira Leite ao dirigir-se aos jovens alunos presentes.
Prémios e exposições
Os três alunos vencedores do concurso receberam vouchers da campanha e visitaram as instalações da câmara, incluindo a Sala dos Azulejos e a Sala do Presidente, onde João Teixeira Leite explicou o funcionamento do executivo municipal e apelou ao envolvimento futuro dos jovens na causa pública.
Os 600 desenhos participantes no concurso estarão expostos na sede da Associação Comercial e Empresarial de Santarém (ACES), no Palácio Landal, podendo ser visitados gratuitamente.
Com esta iniciativa, a Câmara de Santarém reforça o incentivo ao comércio local, ao mesmo tempo que promove o envolvimento da comunidade e o apoio às IPSS do concelho.