Desde a criação da Unidade Local de Saúde do Estuário do Tejo (ULSETEJO), a atividade assistencial nos Cuidados de Saúde Primários tem registado um aumento significativo, com mais consultas médicas e de enfermagem realizadas entre janeiro e outubro de 2024, em comparação com o mesmo período do ano anterior.
Entre 1 de janeiro e 30 de outubro deste ano, foram realizadas 464.028 consultas médicas, um aumento de 14.893 consultas face ao mesmo período de 2023. A introdução de novas modalidades assistenciais, como as videoconsultas, criadas para utentes sem médico de família, também se destaca, com 11.164 videoconsultas realizadas. Adicionalmente, foram efetuadas 1.050 consultas médicas ao domicílio.
As consultas de especialidades como Cardiopneumologia, Fisioterapia, Higiene Oral, Nutrição, Psicologia, Serviço Social e Terapia Ocupacional e outras especialidades não médicas, somaram 14.528 atendimentos, representando um aumento de 1.834 consultas face a 2023.
Um crescimento notável foi observado nas consultas de Medicina Dentária, que registaram um aumento de 1.551 consultas em relação ao ano passado, com um total de 3.548 consultas realizadas até outubro de 2024.
Os cuidados de enfermagem continuam a apresentar uma tendência de crescimento, com 302.872 consultas de enfermagem, incluindo 20.964 atendimentos ao domicílio realizados até ao final de outubro de 2024.
O aumento geral da atividade assistencial reflete o esforço contínuo dos profissionais de saúde da ULSETEJO e a reorganização dos serviços, com destaque para a introdução de modalidades inovadoras, como as videoconsultas. Esta reestruturação tem contribuído para uma resposta mais eficaz à população e um acesso facilitado aos Cuidados de Saúde Primários.
O compromisso da ULSETEJO em melhorar os serviços de saúde mostra resultados concretos, beneficiando diretamente os utentes e consolidando o papel da unidade como referência na prestação de cuidados na região.