A Unidade Local de Saúde do Estuário do Tejo (ULSETejo) garantiu que os utentes do Centro de Saúde de Castanheira do Ribatejo continuarão a ter acesso a cuidados médicos, apesar da saída do médico Dr. Oleh Yaremiy, que solicitou mobilidade para o concelho de Benavente. Num esclarecimento solicitado pelo Mais Ribatejo em resposta a um comunicado da Comissão de Utentes de Castanheira do Ribatejo, a ULSETejo esclarece que, a partir de janeiro de 2025, entrará em funções uma nova médica, a tempo inteiro, no Centro de Saúde.
A saída do atual médico gerou preocupação na comunidade local, manifestada num comunicado da Comissão de Utentes da Castanheira do Ribatejo e Cachoeiras, que alertou para a insuficiência de profissionais de saúde face ao número de utentes. No entanto, a ULSETejo esclarece que, além da nova médica, estão previstas medidas que visam melhorar as condições e atratividade do centro, incluindo a potencial criação de uma Unidade de Saúde Familiar (USF).
O Centro de Saúde de Castanheira do Ribatejo dispõe atualmente de equipa de enfermagem e de secretários clínicos, e continuará a oferecer consultas médicas presenciais, que podem ser realizadas no Centro de Saúde de Vila Franca de Xira, e vídeo-consultas com resposta rápida.
Desde a criação da ULSETejo, o centro tem beneficiado de novas atividades assistenciais, como a instalação do Serviço Hospitalar de Pedopsiquiatria, o que, segundo a entidade, reforça a aposta em melhorar a oferta de cuidados de saúde no local e atrair mais profissionais.
A ULSETejo reafirmou o compromisso de encontrar soluções para minimizar os constrangimentos existentes, assegurando o acesso à prestação de cuidados de saúde à população.