Abrantes acolhe o primeiro Grupo de Ajuda Mútua (GAM) para sobreviventes de Acidente Vascular Cerebral (AVC) no distrito de Santarém, numa iniciativa promovida pela PT.AVC – União de Sobreviventes, Familiares e Amigos. Este é mais um passo na missão da associação de apoiar sobreviventes de AVC, seus familiares e cuidadores, bem como contribuir para a prevenção desta condição que é a principal causa de morte e incapacidade em Portugal.
O primeiro encontro do GAM Abrantes está agendado para o dia 11 de janeiro, às 17h, nas instalações dos Bombeiros Voluntários de Abrantes, localizadas na Avenida D. João I, 1160. A partir daí, as reuniões passarão a realizar-se regularmente no segundo sábado de cada mês, sempre às 17h.
Os Grupos de Ajuda Mútua são protagonizados por sobreviventes de AVC, que partilham as suas experiências e desafios, contando também com a colaboração de profissionais de saúde e outros voluntários. Esta iniciativa promove a partilha de vivências, a troca de apoio e estratégias de superação, ajudando na melhoria da qualidade de vida dos participantes.
A PT.AVC, uma associação nacional protagonizada por sobreviventes de AVC, familiares e profissionais de saúde, tem como missão reduzir as hipóteses de ocorrência ou recorrência do AVC, bem como dar suporte às necessidades daqueles que convivem com as suas consequências.
Para mais informações, os interessados podem contactar o GAM Abrantes através do e-mail gamabrantes@portugalavc.pt ou do telefone 969 512 108. A associação convida todos os interessados a participar e a contribuir para o fortalecimento desta rede de apoio.