As crianças dos jardins de Infância do concelho de Constância vão participar em várias sessões de promoção do património cultural imaterial, denominadas «De boca em boca – contos, lendas, adivinhas, lengalengas…», dinamizadas pelo Município, através do Museu dos Rios e das Artes Marítimas, nos Centros Escolares de Constância, Montalvo e Santa Margarida da Coutada, as quais decorrerão nos dias 5, 11 e 19 de fevereiro, respetivamente.
Em nota à comunicação social, a autarquia recorda que em tempos idos, era no calor da lareiras, antes de ir para a cama, que os pais e os avós contavam aos filhos e aos netos histórias fantásticas de tesouros, animais que falavam, bruxas, lobisomens, ajudando-os a crescer, enfrentar medos e desafios. Rimas, lengalengas e trava-línguas introduziam os mais novos na vida, promovendo o domínio da linguagem e a compreensão do mundo. Também os provérbios e adivinhas integravam o quotidiano e aproximavam gerações.
Consciente da riqueza que é o património cultural imaterial do concelho de Constância, a autarquia visa dar continuidade à sua pesquisa e simultaneamente divulgar junto dos mais novos os conteúdos de algumas recolhas já efetuadas, e promove estas sessões junto das crianças, aquelas que são as fiéis guardiãs e promotoras dos diferentes patrimónios.