A Câmara Municipal de Santarém homenageou Carlos Abreu, fundador do Festival Nacional de Gastronomia. A evocação contou com as intervenções do vereador da Câmara Municipal de Santarém, João Teixeira Leite, que elogiou a “ousadia e a resiliência de Carlos Abreu, agradecendo em nome do Município todo o empenho e dedicação em prol da cultura e do património gastronómico, e pelo contributo que ao longo de décadas foi dado na construção daquele que se tornou um dos principais festivais gastronómicos do País e da Europa”.
O Provedor da Confraria Gastronómica do Ribatejo, José Cruz Marques efetuou um resumo da evolução do histórica da Festival enaltecendo a “forma dedicada e profissional como o Dr. Carlos Abreu desenvolveu o Festival”.
O familiar do homenageado, Carlos Abreu Frazão agradeceu emocionado a homenagem, salientando a entrega do seu tio ao Festival: “o meu tio amava Santarém e o seu Festival, foi esse amor que o fez sempre seguir em frente e trabalhar ano após ano pela Gastronomia de Santarém”.
Após a cerimónia foi apresentado o livro alusivo aos 40 anos do Festival Nacional de Gastronomia que junta a história do Festival às receitas que ao longo as últimas décadas têm feito parte dos restaurantes que têm estado no festival.
A apresentação contou com as intervenções de Inês Barroso, vice-presidente da Câmara, de Armando Fernandes e João Correia, tendo ambos enaltecendo a criação deste livro, sendo um “importante contributo para a valorização da história do Festival Nacional de Gastronomia”.
O livro encontra-se à venda em diversas livrarias.