As “Conversas à tarde com Cultura e Arte” estrearam-se no dia 24 de fevereiro no Fórum Mário Viegas do Centro Cultural Regional de Santarém.
As Conversas com Cultura e Arte são organizadas pelo Agrupamento de Escolas Sá da Bandeira em parceria com o Centro Cultural Regional de Santarém. Uma iniciativa que vai realizar-se todos os meses no Fórum Mário Viegas, em formato misto, ao mesmo tempo presencial e no Youtube, com diversas turmas a assistirem ao debate na Escola, como nos conta a professora Ana Beatriz, do Agrupamento de Escolas Sá da Bandeira.
“Fake News e novas democracias” foi o tema da primeira edição das Conversas. A sessão foi animada pelos alunos da Escola Secundária Sá da Bandeira.
Sob a orientação de Inês Gaspar, a artista residente da Escola, no âmbito do Plano Nacional das Artes nesta escola, um grupo de alunos envergando batas médicas recebeu os participantes com a apresentação de uma nova e revolucionária vacina contra a covid-19.
O grupo concebeu uma “vacina em spray” contra a covid-19, e promoveu uma campanha de publicidade prometendo resultados imediatos com uma simples pulverização na pele do pescoço, como nos diz Inês Gaspar, a artista residente da Escola secundária Sá da Bandeira.
A apresentação da falsa vacina serviu para o arranque da conversa sobre fake news, com a participação dos membros do Clube de Debates, alunos do Agrupamento de Escolas Sá da bandeira e a participação dos convidados, o professor João Pereira e o médico de saúde pública André Gomes, que refletiram sobre até que ponto as fake-news podem influenciar o panorama das democracias.