A construção do “Campus da Proteção Civil em Almeirim” está a entrar na fase final com a conclusão da 4.ª fase do projeto, a construção do Comando Nacional da Força Especial de Proteção Civil em Almeirim. A informação foi prestada pelo presidente da Câmara de Almeirim, Pedro Ribeiro, numa visita às obras esta semana.
Trata-se de um investimento superior a 2 milhões de euros com recurso a fundos comunitários, no âmbito de um protocolo com a ANEPC – Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil.
Segundo o autarca, a 5.ª fase será a construção de instalações para a CCS – Companhia de Comando e Serviços, uma obra a ser financiada pelo PRR. Desta forma, Pedro Ribeiro sublinha que “Almeirim é neste momento um Polo de referência de concentração de meios da ANEPC”.
O autarca recorda que o projeto “começou com uma ideia em 2006, que se foi materializando no papel em 2008, depois em 2009 com a vinda do CDOS – Comando Distrital de Operações de Socorro do Distrito de Santarém para instalações provisorias. Em 2014 iniciámos a construção da Base da então FEB – Força Especial de Bombeiros, a que se seguiu a Unidade de Reserva Logística, e o novo CDOS, já em instalações próprios, inaugurado em dezembro de 2019”.
Pedro Ribeiro adianta que “agora temos este Comando Nacional e em breve a CCS – Companhia de Comando e Serviços. De 2008 até agora já se passaram 14 anos, de sonhos de ideias, umas que se concretizam outras que ficaram pelo caminho. Mas nunca deixámos de acreditar e isso fez toda a diferença”.

















