Ana Teixeira Freitas, poeta e professora radicada em Coruche, é a vencedora do Prémio Literário Professor Adriano Moreira da Casa de Trás-os-Montes e Alto Douro em Lisboa ao livro de poesia “Alfobres de Rios”, editado pela ModoCromia, Edições, Lda.
“Foi com surpresa e alegria que soube da atribuição do Prémio”, afirma-nos Ana Maria Teixeira Freitas, a principal dinamizadora do programa Um Poema na Vila, que vem organizando sessões de poesia desde 2012, em Coruche.
Veja aqui o vídeo da entrevista de Ana Freitas ao Mais Ribatejo:
A escritora e professora nasceu em 1956, no Pinhão, Trás-os-Montes, veio estudar para Lisboa, onde concluiu a licenciatura em Filologia Germânica, tornou-se professora de inglês, e radicou-se em Coruche.
Ana Freitas publicou em 2022 o romance “Uma Possibilidade chamada Menina”, editado pela ModoCromia.
Sobre este livro de poesia “Um Alfobre de Palavras”, Conceição Lima escreve no prefácio: «Com as Palavras, Ana T. Freitas constrói caleidoscópios de emoções!
[…]Alfobres de rios contém esse índex secreto que nos leva a outros tempos, a outros passos, a outros abraços…Tem o enigma das rochas metamórficas que, em camadas sobrepostas, nos revelam as pegadas, outros passos dos que fazem caminho connosco, fizeram caminho antes de nós ou, a par de nós…
“Estes rios que derramam: alguns chegam à foz / muitos ficam em nós”
Deixa-me rematar: Com estes rios desaguaremos em largos estuários ou em deltas de muitos braços… Acolhamos as suas águas calmas e límpidas! Deixemo-nos molhar e inundar por elas! Façamo-nos a sua foz! A água é vida e traz vida!»
















